Onda de frio extrema nos Estados Unidos causa morte de 55 americanos 

Adriane Paiva Por Adriane Paiva
3 min de leitura
Foto destaque: homem andando pela neve nos EUA (reprodução/X/@levysallahk)

Desde a última semana, mais de 70 milhões de americanos estão em estado de alerta para nevascas; a forte tempestade de neve atingiu os Estados Unidos causando pelo menos 55 mortes em todo o país. A previsão do tempo indica melhora no frio a partir de segunda-feira (22), mas temperaturas continuarão próximas a 0º. Já é a terceira nevasca extrema que avança pelos EUA, causando problemas para os americanos nos principais estados. 


Homem limpando neve das ruas de Tennessee
Em 15 de janeiro de 2024, homem limpando as ruas de Memphins,em Tennessee (foto: reprodução/Mark Weber/AP/G1)

Frio perigoso 

A maioria das mortes foi causada por acidente em estradas cobertas de neve. Em Oregon e Portland, árvores foram derrubadas pelo forte vento de gelo, cortando a energia em todo o estado, causando a morte de pelo menos 10 pessoas. No estado de Nova York a quantidade de neve que caiu já passa de 1,80m, o governo está utilizando tratores para amenizar os efeitos de toda neve. Nesta quinta-feira (18), em Washington, mais de 40 mil casas e estabelecimentos ficaram sem energia devido às tempestades. Escolas, aeroportos e comércio continuam fechados, o governo pede a população para se manterem em casa. 


Carro atingido por árvore após forte nevasca nos EUA
Carro atingido por árvore após forte nevasca nos Estados Unidos (foto: reprodução/Reuters/AP/G1)

Frio inimigo do carro elétrico 

Nessas grandes tempestades que ocorrem em vários estados dos EUA, os americanos estão descobrindo que carro elétrico e temperaturas abaixo de zero não combinam. Em Chicago, motoristas de veículos elétricos se depararam com baterias descarregadas, filas nos eletropostos estavam enormes com o tempo de espera de até 4 horas e carros que funcionam com apenas 50% de sua capacidade. 

Em nota em seu site, a Tesla disse que em clima frio os veículos consomem mais energia para aquecer suas baterias e dentro do carro, por isso o consumo de energia se esgota rapidamente. A empresa ainda ofereceu algumas dicas para os usuários de seus carros, uma delas diz para o motorista manter o carregamento de seu automóvel acima de 20% para reduzir impacto nas baixas temperaturas. 

Seguir
Estudante de Jornalismo, apaixonada por leituras e cultura pop
Deixe um comentário

Deixe um comentário