Chile recorre à Fifa para tirar Equador da Copa do Mundo e herdar vaga

Naluh Braga Por Naluh Braga
3 min de leitura

A federação de futebol do Chile (ANFP) enviou nesta quarta-feira, 04, uma denúncia contra o jogador Byron Castillo e a federação equatoriana de futebol à Comissão de Disciplina da Fifa. O Chile afirma que houve o uso de certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade por parte do lateral-direito.

A federção de futebol chilena exige que seja descontado da seleção do Equador os pontos dos oito jogos das eliminatórias sul-americanas que Castillo participou.  Demanda também que os adversários ganhem os três pontos das partidas. Isso levaria a seleção chilena à Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Em março do ano passado, Carlos Manzur, o vice-presidente da federação equatoriana (FEF), sugeriu que poderia haver algum tipo de problema com a documentação de Castillo. Um mês depois, a Justiça local concedeu um documento comprovando as informações de sua identidade. 

Em resposta a atitude chilena, a Federação Equatoriana de Futebol divulgou a seguinte nota:


(Nota oficial do Equador/ reprodução Twitter)


A nota foi divulgada na tarde desta quinta-feira,05, e a FEF garante que todas as convocações do jogador foram legais. A federação também se coloca à disposição da Fifa para qualquer esclarecimento.

A seleção chilena terminou as Eliminatórias em sétimo lugar, com 19 pontos. O Equador ficou com a quarta posição, somando 26 pontos. Como Castillo não enfrentou Peru nem Colômbia, essas duas seleções, que acabaram em quinto e sexto lugares, não ganhariam pontos.

 

 

Foto Destaque: Federação Chilena/ Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário