Na última quinta-feira (21), foi realizado um balanço do número de soldados russos mortos no conflito com a Ucrânia. De acordo com pesquisas dos veículos Mediazona e BBC, a força militar da Rússia perdeu aproximadamente 45 mil homens desde sua primeira invasão em terras oponetes.
Atrelado a assuntos de interesses territoriais e demais questões geopolíticas, os dois países reafirmam uma guerra de mais de dois anos de duração.
Detalhes sobre a pesquisa
Os veículos responsáveis pela nota relataram que suas análises partiram de 24 de fevereiro de 2022 e percorreram até o dia 20 do mesmo mês de 2024. Além disso, foram utilizadas como recursos de base: materiais de acesso livre, obituários divulgados publicamente, comunicados de autoridades locais e necrologias compartilhadas nas mídias dos últimos tempos. No entanto, a BBC alegou que o levantamento real de toda a guerra é de fato mais abrangente, podendo ser o dobro da estimativa.
Além disso, as fontes afirmam que, ao menos, dois terços das vítimas não integravam o Exército Russo antes da invasão acontecer. Com isso, muitos os soldados em campo de batalha eram voluntários, exerciam serviços de companhias privadas ou eram indivíduos presos que foram alistados com a promessa de conseguirem sua anistia quando retornassem para suas casas.
Outros números estimados por fontes internacionais
É importante lembrar que não é a primeira vez que o número de soldados mortos é pauta de notícias internacionais. Em agosto do ano passado, o jornal americano The New York Times soltou uma matéria da qual estimava-se que o número de perdas civis, incluindo militares americanos, passava da linha dos 120 mil.
Vale ressaltar que o número de vítimas não foi confirmado por nenhum dos governos oficiais. Em dezembro do ano passado, autoridades russas e ucranianas lançaram um balanço de vítimas. Segundo As Forças de Defesa de Kiev – capital da Ucrânia – cerca de 348,3 mil civis russos morreram em territórios conflituosos.
Do outro lado, o Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, declarou que 383 mil soldados ucranianos foram mortos ou tiveram ferimentos durante a guerra. A falta de precisão na contagem de vítimas está principalmente ligada ao fato da dificuldade extrema de acessar os territórios em conflito, especialmente localidades ucranianas ocupadas pelas Forças Russas.