5 habilidades humanas que os robôs não podem substituir no mercado profissional

Vinícius Ferreira Por Vinícius Ferreira
3 min de leitura

Nos dias atuais, as máquinas podem fazer agora muitas coisas que seriam consideradas impossíveis décadas atrás. Porém, ainda existem habilidades dos seres humanos que robôs não podem substituir.

Por isso, esta matéria vai mostrar uma lista com 5 dessas habilidades que até mesmo você possa ter, claro que se você tiver estará livre de ter seu emprego roubado por um robô.

1 – Pensamento crítico

Na vasta abundância de informação e de dados que vive o mundo hoje em dia, os indivíduos que consigam diferenciar quais destas informações são confiáveis dentre a gama de informações erradas serão essenciais para o futuro.

No mundo das fake news em que vivemos, com propagandas e notícias falsas, as empresas estão valorizando funcionários capazes de julgar a qualidade das informações.

2 – Julgamento e tomada de decisões

Elas podem até ter a capacidade de analisar dados em velocidades absurdas, mas o julgamento final das decisões da vida deve ser tomado por seres humanos.

A capacidade humana de interpretação, análise emocional e considerações de como algo pode afetar o outro humano, com dilemas morais, são coisas importantes que as empresas levam em consideração.


Empatia é a capacidade de compreender emocionalmente alguém (Foto:reprodução/Telavita)


3 – Inteligência emocional e empatia

Essa é uma questão que nem precisava ser dita, não é? Os robôs podem até ser programados para simular emoções humanas, porém é impossível para a máquina ter empatia. Inclusive, alguns podem dizer que o contato e a obsessão por dispositivos digitais diminuíram a nossa capacidade de inteligência emocional e empatia

Como o robô não pode ter essas habilidades elas são extremamente valiosas e significativas nos locais de trabalho e claro na vida pessoal também.

4 – Criatividade

Independente de quanto os robôs podem auxiliar no processo, uma coisa que os humanos estão muito além das máquinas é a criatividade. A habilidade de criar, imaginar, sonhar, inspirar coisas novas, só cabe para nós humanos.

As IA (Inteligência Artificial) podem ser usadas para a criação no ambiente de trabalho, são importantes de ferramentas para complementar a criação e inovação das coisas, mas nada comparada ao processo humano.

5 – Comunicação Interpessoal

Embora cada dia melhores para ouvir e falar a programação só permite a máquina a chegar até um certo ponto. A capacidade de comunicação ampla interpessoal ainda é uma exclusividade humana.

As principais habilidades comunicativas a serem usadas no trabalho são: demonstrações de respeito; escuta ativa; linguagem corporal; questionamentos; compreensão de mensagens; feedback pessoal.  

 

Foto destaque: robôs ainda não podem substituir algumas habilidades humanas no trabalho (reprodução/FundaçãoMatias)

Deixe um comentário

Deixe um comentário