Colesterol alto pode ocasionar problemas no coração; saiba como se prevenir

Miriam Rosa Por Miriam Rosa
3 min de leitura

Vários estudos apontam o colesterol alto como a principal causa de doenças cardiovasculares, que afetam cerca de 17,5 milhões de pessoas no mundo. E 57 milhões de pessoas, potencialmente, podem sofrer um infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, o conhecido derrame cerebral. Em 2015, o Brasil registrou mais de 346 mil falecimentos decorrentes de problemas cardíacos.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% dos brasileiros têm colesterol acima do limite máximo (240 mg/dL), responsável por mais de 2,5 milhões de mortes no mundo, 200 mil no Brasil. E cada vez mais jovens estão passando a enfrentar o problema. ”Aos 18 anos, estava acima do peso e decidi fazer regime. Quando fui ao endocrinologista, descobri que estava com colesterol alto”, afirma a jornalista Karla Queiroz, de 38 anos.


https://lorena.r7.com/post/Fiquei-com-o-pe-na-cova-afirma-homem-que-testou-positivo-para-covid-43-vezes

https://lorena.r7.com/post/Queimar-lixo-mau-habito-brasileiro-que-prejudica-a-saude-e-o-meio-ambiente

https://lorena.r7.com/post/Estudos-apontam-que-a-longevidade-pode-estar-ligada-com-a-saude-intestinal


 Com base em inúmeras pesquisas, o cardiologista Marcelo Assad, coordenador do Serviço de Prevenção Cardiovascular e Aterosclerose do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), garante que sim: “Infartos, acidentes vasculares cerebrais e aneurismas, doença arterial periférica que podem levar o indivíduo a sequelas importantes ou morte, são alguns dos danos provocados pelo colesterol alto”.


(Foto: Reprodução/revistacariri.com.br)


 O colesterol é essencial para a produção dos hormônios necessários para o bom funcionamento do organismo. Parte dele vem da alimentação rica em gordura. O HDL, conhecido como colesterol bom, ajuda a remover o excedente do composto no sangue. Já o LDL, em excesso, pode causar complicações como infarto do miocárdio e AVC.

 A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) corrobora e alerta para a principal causa do colesterol elevado: a doença aterosclerótica. Trata-se do depósito de gordura na parede das artérias do organismo, que pode levar à interrupção parcial ou total do fluxo de sangue e causar infarto ou derrame.

 Fumantes, obesos ou pessoas com sobrepeso, diabéticos e hipertensos também devem estar atentos aos índices. A avaliação dos níveis de gordura no sangue nesses grupos é importantíssima. Esses pacientes têm o risco mais elevado de vir a desenvolver doenças cardiovasculares ateroscleróticas como infarto, AVC e angina, muitas vezes de forma mais grave.

 

(Foto destaque: Colesterol alto pode ocasionar problemas no coração; saiba como se prevenir. Reprodução/ccr.med.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário