Conhecida por seu papel como Bebel na novela Paraiso Tropical, a atriz Camila Pitanga revelou por meio de seu Instagram que foi internada no início de março após o diagnóstico de pneumonia assintomática, também chamada de pneumonia silenciosa. A pneumonia assintomática não apresenta os sintomas clássicos da doença, como febre e tosse, tornando a inflamação mais sutil neste caso.
Camila foi diagnosticada dia 9 de março
Em sua postagem, Camila escreveu que começou a se sentir extremamente cansada e imaginou ser um tipo de estafa, por conta do trabalho e questões pessoais que estava passando, o que demandava muito tempo longe de casa e da família. Termina escrevendo que o corpo não aguentou, comentou que durante as gravações a equipe lhe pedia para realizar exames para constatar que se trataria apenas de um cansaço. Camila menciona em seu post que após diversos exames recebeu o diagnóstico de pneumonia assintomática.
Sobre a pneumonia assintomática
Este tipo de pneumonia refere-se a uma condição na qual uma pessoa está infectada com um agente causador de pneumonia, como uma bactéria, vírus ou fungo, mas não apresenta sintomas da doença. Isso significa que a pessoa não apresenta tosse, febre, dificuldade para respirar ou outros sintomas típicos da pneumonia.
Embora esta pneumonia possa ocorrer, é relativamente incomum e é geralmente diagnosticada durante exames médicos de rotina, como radiografias de tórax realizadas por outros motivos. Muitas vezes, a pneumonia assintomática é mais comum em pessoas com um sistema imunológico saudável que são capazes de combater a infecção sem manifestar sintomas.
Exame de Raio-x (Foto: reprodução/Getty images embed)
É importante reconhecer que mesmo na ausência de sintomas, a pneumonia assintomática pode ser prejudicial, pois a infecção continua presente e pode potencialmente causar danos aos pulmões ou se espalhar para outras partes do corpo. Portanto, o tratamento pode ser necessário, dependendo da gravidade da infecção e de outros fatores de risco.
Quem pode ter pneumonia assintomática
É importante lembrar que qualquer pessoa pode ser atingida por esta condição, independente da idade ou condição de saúde. Porém, certos grupos podem estar em maior risco, incluindo indivíduos com sistemas imunológicos fortes, adultos jovens saudáveis, crianças pequenas e pessoas que receberam tratamento preventivo para a pneumonia ou que tenham sido expostas ao agente infeccioso anteriormente. Além disso, pessoas com condições médicas subjacentes que afetam o sistema imunológico, como diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares crônicas, podem ser mais propensas a desenvolver esta pneumonia.