A confiança em 2022 paira sobre o Carrefour, que trabalha em uma estratégia nova que vai permitir intensificar uma expansão digital e ter maior resiliência frente a um ambiente que a cada dia parece mais incerto. Isso foi o que disse o presidente da companhia francesa nesta última sexta-feira dia (3)
Ano passado, o grupo de empresas que não conseguiu se unir com a Couche-Tard, empresa canadense e a francesa Auchan, possui meios financeiros para realizar uma expansão como empresa independente, de acordo com o presidente-executivo, Alexandre Bompard.
“Nosso grupo nunca teve que enfrentar tantos desafios”, disse Bompard, ao citar, pandemia, guerra na Ucrânia e crise climática, que vem causando interrupções na cadeia de fornecimento e pressões inflacionárias.
Alexandre Bompard CEO do Carrefour assumiu o cargo em 2017 (Foto:reprodução/Carrefour)
Bompard afirma que vem trabalhando em um novo plano estratégico e continuará realizando, como parte do processo, uma revisão dos ativos. A marca de atacado e varejo Atacadão.
No mês de novembro, em 2021, o Carrefour anunciou 3 bilhões de euros como investimento até 2026 para intensificar um processo para digitalização, que é pilar do futuro plano estratégico que o presidente deverá anunciar ainda no próximo semestre.
“O Carrefour vai se esforçar para proteger o poder de compra de seus clientes enquanto reforça seu modelo econômico”, disse ele.
A marca deverá focar ainda mais em produtos do próprio Carrefour, programas de fidelidade, atividades promocionais, além da economia de custos, afirmou ele.
Bompard, ainda esclareceu que, a meta é gerar fluxo de caixa livre que esteja acima de 1 bilhão de euros no ano de 2022. “O Carrefour não precisa de consolidação. Ele tem os meios para o seu desenvolvimento”, acrescentando que, embora o Carrefour tenha sido abordado no passado por rivais, “hoje não estamos trabalhando em nada”.
As ações do grupo acumulam hoje uma alta de 20% neste ano, mas estão ainda cerca de 10% abaixo do nível de quando Bompard assumiu o comando do Carrefour em julho de 2017.
Foto destaque: Carrefour é maior empresa supermercadista do Brasil atualmente. Rreprodução: G1.