Especialistas dos EUA recomendam o uso da vacina Novavax

Bruno Gama Por Bruno Gama
3 min de leitura

Na terça-feira (7), autoridades de saúde dos Estados Unidos foram convocados pela agência regulamentadora do país e chegaram a conclusão de que a vacina contra Covid-19 da Novavax deve ser recomendada. A promessa do novo composto é de superar as ‘’falhas’’ das vacinas já existentes.

Nos EUA, atualmente, três vacinas foram aprovados: Pfizer, Moderna e Johnson; as duas primeiras são baseadas na tecnologia de RNA do vírus. E, recentemente, o último imunizante recebeu uma advertência sobre o uso generealizado estar ligado a casos graves de coagulação.

Com 21 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, a vacina da Novavax foi aprovada, mesmo possuindo a possibilidade de casos raros de inflamação cardíaca.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, em inglês), mandante da reunião, deve propor autorização emergencial. Após isso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) irá cuidar da administração do medicamento.

Em outros lugares do mundo, como a União Europeia, Reino Unido, Canadá e Austrália já haviam aprovado o uso do imunizante. Os Estados Unidos era uma das grandes potencias na qual a vacina da Novavax ainda não haiva sido licenciada. A vacina utiliza de proteínas virais criadas em laboratório, dando uma alternativa para aqueles que não confiam na tecnologia de RNA do vírus (Pfizer e Moderna). Diferentemente das outras vacinas já aprovadas, a Novavax não precisa ser armazenada em recipientes refrigerados.


A vacina é o meio mais seguro contra a Covid-19 (Foto: Reprodução/camara.leg.br)


Mitos sobre as vacinas 

É importante salientar que todas as vacinas são seguras, mas, ainda sim, são criados alguns mitos sobre elas, fazendo muitas pessoas ficarem com um pé atrás.

Vacina causa autismo: Essa afirmação é falsa. A fake news surgiu em 1998, após um artigo publicado pelo médico inglês Andrew Wakefield, na revista The Lancet. Algum tempo depois, foi descoberto que o estudo havia sido fraudado, com dados fabricados. Wakefield respondeu criminalmente e perdeu seu registro médico.

Pegar a doença lhe deixa imune: Errado. As vacinas fazem o sistema imunológico produzir anticorpos capazes de combater o vírus. Assim que infectado, o imunizante identifica e combate a doença rapidamente, sem que agreve o caso.

Vacinas nos deixam doentes: Não. É comum sentirmos efeitos colaterais após tomar a dose da vacina, mas isso não passa do corpo reagindo ao medicamento. Geralmente são sintomas leves, que desaparecem em até 48 horas.

Foto Destaque: Reprodução/AgênciaBrasil

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário