É preciso ter muito cuidado ao iniciar o próximo passo com alguém. Se apaixonar mexe com os sentidos e pode inibir muitos sinais de uma relação não saudável, muitas vezes, até cria-se dependência emocional.
Existem vários tipos de violência, não só a física. Muitos não levam a sério e se afundam em uma relação onde existe violência verbal, psicológica, moral, sexual ou financeira. Definição de relacionamento tóxico ou abusivo.
De acordo com psicólogos, existem casos em que o abusador irá insistir que tal comportamento é “normal”. Naturalizando o fato e fazendo com que a outra pessoa pense ser para seu próprio “bem.” Essa naturalização algumas vezes acontece muitas vezes, também das pessoas que cercam a relação.
(Foto: Reprodução/Youtube)
Para evitar estar dentro de uma relação tóxica e não conseguir romper o ciclo vicioso é preciso ter atenção aos pequenos detalhes. Os sinais mais perceptíveis para reconhecer o comportamento de uma pessoa abusiva são: crises de ciúmes, chantagens emocionais, manipulação psicológica, possessividade, temperamento agressivo, controle financeiro excessivo, violência sexual, ofensas e desrespeito com outras pessoas, e claro, casos de agressões físicas.
“Quando os pontos negativos superam as coisas boas da vida a dois e não há apoio e respeito às individualidades do outro, deve-se redobrar a atenção. Lembrando que quando há sofrimento emocional significativo em um relacionamento amoroso, é importante buscar acompanhamento psicológico”, explica a psicóloga Natália Morandi.
(Foto: Reprodução/Fatos Desconhecidos)
Para sair de uma relação tóxica é preciso reconhecer que está em uma. O processo será longo, é preciso fazer por você mesmo e buscar recuperar a autoestima que foi perdida. É muito importante fazer acompanhamento psicológico, procurar novos hobbies, focar em algo que goste de fazer, passar um tempo com pessoas que se importam verdadeiramente e lembrar que essas amarras serão liberadas aos poucos.
Em uma relação saudável acontece exatamente o contrário de tudo isso. Você se sente seguro, cria um vínculo especial, atenção aos desejos e percepções. E sempre respeito aos limites um do outro.
Foto Destaque: Reprodução/Despertar para o Amor