Anticoncepcionais masculinos se mostram promissores, segundo estudo

Bruno Gama Por Bruno Gama
2 min de leitura

Após alguns testes clínicos, método vem se mostrando cada vez mais promissor. Foram testados 2 medicamentos contraceptivos e ambos apontaram bons resultados: provocaram a diminuição da testosterona nos pacientes e não apresentaram efeitos colaterais relevantes.

O estudo será divulgado no Journal of the Endocrine Society e contou com testes feitos em 96 homens. Os medicamentos visam inibir os níveis de testosterona, o que diminuiria o número de espermatozoides.

Para o estudo, os voluntários foram dividos em dois grupos distintos e receberam, por 28 dias, placebos ou duas a quatro pílulas ativas, com cada uma contendo 100 miligramas de andrógenos progestogênicos (esteroides capazes de reduzir a produção de testosterona).

Os pacientes que tomavam quatro comprimidos diários (400 miligramas) apresentaram níveis mais baixos de testosterona do que aqueles que tomaram dois comprimidos diários (200 miligramas).


Anticoncepcional masculino avança em testes (Foto: Reprodução/Guia da Farmácia)


‘’As experiências positivas dos homens em ensaios clínicos e altas classificações de aceitabilidade para esta pílula masculina devem servir para excitar o público sobre o fato do controle de natalidade masculino estar potencialmente e amplamente disponível nas próximas décadas’’, disse a pesquisadora Tamar Jacobsohn, líder o Progama de Desenvolvimento de Contraceptivos do Instituto Nacional Eunice Kennedy Shriver para Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano, em nota.

Ainda segundo o estudo, após sete dias do uso do medicamento, os níveis de testosterona dos homens caíram abaixo do normal, diferentemente de quem tomou placebo, onde os níveis do hormônio se mantiveram normais.

A maioria dos homens que usaram o contraceptivo se mostaram dispostos a continuar usando o anticoncepcional, sugerindo que, segundo os autores, os efeitos colaterais são aceitáveis. Uma das barreiras que o contraceptivo masculino enfrenta são justamente os efeitos colaterais considerados desagradáveis.

Os resultados dos estudo foram apresentados no Encontro Anual da Sociedade Endócrina Norte-Americana (Endo 2022). O evento aconteceu em Atlanta, nos Estados Unidos, e ocorreu entre os dias 11 e 14 de junho.

 

Foto em destaque: TanyaJoy/iStock

Deixe um comentário

Deixe um comentário