Asteroides do tamanho de um ônibus são mapeados próximos à Terra

Jardes Johnson Pessoa Por Jardes Johnson Pessoa
3 min de leitura

O grupo de pesquisas Pan-STARRS mapeou nesta semana dois asteroides próximos à terra. Os corpos celestes foram descobertos no dia 4 de julho de 2022. Um teve sua aproximação nesta quarta-feira (6) e o outro se aproxima nesta quinta-feira (7). Cada um dos dois asteroides tem o tamanho de um ônibus, segundo informações da Nasa. Segundo especialistas, não é um evento perigoso, mas é descrito como um “encontro muito próximo”.


Órbita similar dos asteroides 2022 NE e 2022 NF. (Reprodução/Nasa)


O primeiro, nomeado como 2022 NE chegou a apenas 135 mil quilômetros da Terra, isso é equivalente á cerca de um terço da distância entra a Terra e a Lua. O asteroide tem cerca de 6 metros de comprimento.

Já o segundo asteroide é um pouco maior, com cerca de 7 metros de comprimento, o 2022 NF se aproximará ainda mais da Terra, apenas 89 mil quilômetros, equivalente a cerca de um quarto de distância entre a Terra e a Lua.

No canal do YouTube, The Virtual Telescope Project é possível a assistir a uma transmissão onde o astrônomo Gianluca Masi usa um telescópio PlaneWave de 17 polegadas para ver o asteroide balançando perto da Terra.


Asteroide 2022 NF próximo à Terra. (Reprodução/YouTube)


Vale lembrar que em maio de 2022, um asteroide gigantesco e potencialmente perigoso passou relativamente perto da Terra. Mesmo sem chance de impacto com o planeta, seu 1,8 km de diâmetro impressionou.

O chamado 7335 (1989 JA) passou a cerca de dez vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4 milhões de quilômetros.  “É o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos”, explica Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa.

No site da Nasa é possível encontrar os detalhes de futuros cinco encontros próximos de asteroides. Os estudos da órbita desses corpos são justamente para prever aproximações e probabilidades de impacto.

Foto Destaque: Imagem ilustrativa de asteroide próximo à Terra. (Pixabay)

Deixe um comentário

Deixe um comentário