Nova fase da operação da PF contra atos golpistas busca os incentivadores e financiadores da ação

Laura Galdino Por Laura Galdino
3 min de leitura
Atos golpistas contra as sedes do Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 (Foto destaque: reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Operação Lesa Pátria foi o nome escolhido para denominar a investigação conduzida pela Polícia Federal brasileira que visa apurar os organizadores e executores dos atos vandalistas, depreciativos e violentos que aconteceram no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Ocasião esta em que diversos manifestantes invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes: o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.

Na manhã desta quinta-feira (20) a Polícia Federal iniciou sua 28 fase da Operação Lesa Pátria cumprindo 15 mandados de busca e apreensão e outros 12 para busca pessoal, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal.


Operação Lesa Pátria prende 50 investigados (Vídeo: reprodução/Youtube/Band Jornalismo)

Cumprimento de mandados

Dessa vez, os policiais foram até Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás para cumprir o mandato de justiça que determina o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados dessa fase.
Apesar de incluir diversos estados, Santa Catarina tem maior parte das ações, tendo 19 mandados, dos quais 11 são de busca e apreensão. No estado sulista, os policiais conseguiram apreender armas e munições que estavam sobre a posse dos investigados (confira abaixo).


Armas e munições apreendidas pela PF durante fase da Operação Lesa Pátria em Santa Catarina (Foto: reprodução/Divulgação/PF)


Ainda restam 4 medidas a serem cumpridas pelos agentes, sendo estes 2 de busca e apreensão em Goiás e outras 4 no Mato Grosso do Sul.

Segundo a PF, os danos ao patrimônio causados pelos extremistas que invadiram as sedes dos Três Poderes podem somar até R$ 40 milhões.

Objetivos da operação

Os principais objetivos da operação envolvem identificar e prender os autores dos atos vândalos, investigar e responsabilizar quem foram os financiadores, organizadores ou que participaram da logística dos eventos e, por fim, recolher provas e informações de maneira a prevenir que atos semelhantes aconteçam novamente.

Na Operação Lesa Pátria, os crimes investigados serão os de:

  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime;
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário