Saúde das veias: Osteopata faz alerta “evite cruzar as pernas”

Bianca Aristides Por Bianca Aristides
4 min de leitura

Brendon Talbot é um osteopata canadense e no dia (7) de julho, publicou em sua rede social do Tik Tok, um alerta para saúde das veias, recomendando que as pessoas – evite cruzar as pernas – o hábito que é bastante comum por todos no dia a dia; prejudica a circulação sanguínea e até mesmo a saúde cardiovascular. 

Segundo o osteopata, ‘o sangue dos membros inferiores é drenado para a veia femoral’, que transita debaixo do ligamento inguinal que é uma faixa de tecido conjuntivo que vai até a espinha ilíaca anterossuperior (na região da virilha). Logo, ao fazer o movimento de cruzar as pernas, a veia é pressionada, por consequência pode aumentar a pressão arterial e aumentar o risco de varizes devido à parada do bombeamento do sangue que caminha até o coração.

Ressaltando no vídeo: “Enquanto estiver sentado evite cruzar as pernas”, afirmando a importância. Além disso, Talbot aborda outras três dicas para cuidar e preservar suas veias para deixa-lás fortes e saudáveis:


<blockquote class=”tiktok-embed” cite=”https://www.tiktok.com/@btosteopathy/video/7117791215407467782″ data-video-id=”7117791215407467782″ style=”max-width: 605px;min-width: 325px;” > <section> <a target=”_blank” title=”@btosteopathy” href=”https://www.tiktok.com/@btosteopathy”>@btosteopathy</a> 4 Tips for better vein health <a title=”veins” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/veins”>#veins</a> <a title=”humanbody” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/humanbody”>#humanbody</a> <a title=”humananatomy” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/humananatomy”>#humananatomy</a> <a title=”healthtok” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/healthtok”>#healthtok</a> <a title=”healthtips” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/healthtips”>#healthtips</a> <a title=”learnontiktok” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/learnontiktok”>#learnontiktok</a> <a title=”wellnesstips” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/wellnesstips”>#wellnesstips</a> <a target=”_blank” title=”♬ Violin – Grooving Gecko” href=”https://www.tiktok.com/music/Violin-6732129806218954753″>♬ Violin – Grooving Gecko</a> </section> </blockquote> <script async src=”https://www.tiktok.com/embed.js”></script>

Brendon Talbot osteopata, vídeo sobre saúde das veias. (Reprodução/Tik Tok)


Primeiro é essencial fazer exercícios regularmente – visto que, a prática de atividade física estimula a circulação de forma saudável, aumentando o retorno venoso e acelerando a velocidade da circulação do sangue. Caminhadas regulares são suficientes para se manter ativo. “Tudo no corpo depende do movimento, até o nível celular”, afirma osteopata.

A segunda dica é manter um peso saudável – que varia de acordo com cada pessoa – Breno Talbot diz que: “A gordura pode estressar os vasos próximos, restringindo o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão nas veias”, explica o esteopata. Desta forma, é um ponto importante cuidar da obesidade devido que o alto sobrepeso está relacionado ao aumento de hipertensão na sociedade.  


Circulação do Sangue. (Foto: Reprodução/Freepik)


Segundo o doutor Marcelo Bellini Dalio, o exercício tem capacidade de atuar como espécie de ‘bomba’ sanguínea, a caminhada ou os movimentos praticados, ajuda o sangue ir das pernas para o coração, diminuindo os problemas e consequências de circulação sanguínea como: ‘inchaço, sensação de peso, varizes e vasinhos nas pernas’, afirma Belllini, especialista em cirurgia cardiovascular. 

Por fim, a terceira é um alerta fundamental de estar em constante movimentação, ou seja, mudar de posição contribui para o bom funcionamento da circulação. “As veias têm retalhos como tecidos, chamados de válvulas. As contrações musculares ajudam a mover o sangue através dessas válvulas de volta ao coração”, conclui. 

Contudo, o profissional frisa que todas as dicas em seu vídeo são para fins educacionais e as maiores dúvidas precisam ser ‘esclarecidas por um médico’, destacando a importância de um acompanhamento em casos mais graves.

Foto destaque: Circulação sanguínea pernas cruzadas. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário