Canabidiol mostrou ser eficaz contra ansiedade em jovens, aponta estudo

Beatriz Lacerda Por Beatriz Lacerda
2 min de leitura

O Journal of Clinical Psychiatry publicou no último dia 4 de agosto, um estudo do centro de pesquisa Orygen, instituição australiana especializada em saúde mental juvenil, mostrando que o canabidiol (CBD) pode ser eficaz na redução da gravidade dos sintomas e efeitos causados pela ansiedade crônica.

A pesquisa constatou que os jovens com ansiedade resistente a tratamentos tiveram uma redução média de 42,6% nos sintomas do transtorno após 12 semanas de tratamento com CBD.

Os dados foram observados por meio de uma pesquisa envolvendo 31 participantes com idades entre 12 e 25 anos com algum transtorno de ansiedade diagnosticado e que não apresentavam melhora significativa após pelo menos cinco sessões de terapia cognitivo-comportamental.  

Paul Amminger, professor da Orygen, relatou em um comunicado que “os jovens tiveram menos ataques de pânico e puderam fazer coisas que antes não podiam fazer, como sair de casa, ir à escola, participar de situações sociais, comer em restaurantes, usar transporte público ou comparecer a consultas sozinhos”.

O professor Amminger também afirma que “o canabidiol não é intoxicante e não contém tetra-hidrocanabinol (THC), portanto não causa alterações no pensamento e na percepção, não o deixa ‘chapado’ e não é viciante”.


Foto: Canabidiol (CBD) Reprodução/123RF


A dose inicial dos participantes do estudo foi uma cápsula de 200 mg de canabidiol por dia. Após uma semana de uso, a dose aumentou para 400 mg diários. Os pacientes que não apresentaram melhora significativa nos sintomas de ansiedade tiveram sua dosagem aumentada de 200mg até chegar a 800 mg por dia. Além disso, todos os participantes receberam terapia quinzenal por 12 semanas.

Embora os resultados tenham sido positivos, os pesquisadores ainda consideram de ser um efeito placebo, com um resultado não referente ao canabidiol. A pretensão agora é fazer uma nova pesquisa, com um maior número de pessoas, estimando entre 200 e 250 jovens, para ter um resultado final e conclusivo sobre esse tratamento.

Foto destaque: Canabidiol (Kimzy Nanney/Unsplash)

Deixe um comentário

Deixe um comentário