A importância dos animais para o bem-estar dos seres humanos

Beatriz Lacerda Por Beatriz Lacerda
3 min de leitura

A interação com os animais traz diversos benefícios para os seres humanos. Além da sensação de bem-estar, o contato diário com os animais pode reduzir consideravelmente os riscos de desenvolver problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e respiratórias, além de diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

Somente pelo prazer que as pessoas podem sentir ao brincar e acariciar seu animal de estimação, pode indicar que o contato diário com eles tem um efeito emocional muito positivo. Na relação de um adestrador de cães, por exemplo, as atividades realizadas entre ele e o cão na maioria das vezes estimula o sistema cardiovascular, diminuindo o risco de futuros problemas cardíacos. 

A forma que os animais se comunicam com os seres humanos também é muito benéfica. O som do ronronar de um gato pode indicar, para eles, um estado de felicidade ou incômodo. Para os seres humanos, pesquisas mostram que esse som emitido pelos gatos é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade das pessoas, e pode inclusive melhorar a capacidade pulmonar. 

Quando os estudos estão relacionados a crianças, as informações são ainda mais surpreendentes. As crianças que convivem com cães e gatos no primeiro ano de vida têm menor probabilidade de desenvolver infecções respiratórias, já que a presença desses animais em casa pode estimular o sistema imunológico. 

Muitas vezes, as crianças também podem desenvolver sentimentos de compreensão, empatia, apego e responsabilidade. Tendo um animal em casa, a criança aprende muito sobre diversidade entre as espécies, além dos hábitos e cuidados com os seres vivos.


Foto: Criança realizando a equoterapia (Getty Images)


CRIANÇAS E EQUOTERAPIA

A equoterapia, tratamento no qual a criança desenvolve habilidades a partir da montaria em cavalos, traz resultados muito positivos. Para crianças com autismo, o paciente pode desenvolver habilidades multissensoriais (diferenças visuais, táteis e auditivas).

São exemplos de benefícios que a equoterapia traz aos autistas:

– Melhoria do equilíbrio e da postura;
– Aumento da autoestima e confiança;
– Sensação de bem-estar;
– Melhorias na integração social;
– Aprimoramento da coordenação motora.

Além disso, a equoterapia é uma ótima opção para pacientes que procuram a reabilitação com tratamentos para limitações físicas. Os resultados alcançados podem melhorar o movimento do quadril e da coluna vertebral, postura, equilíbrio e musculatura, além da sensação de bem-estar. O tratamento pode até mesmo fazer com que o paciente deixe de usar muletas ou andadores.

 

Foto destaque: Reprodução/Portal Essex Apartment Homes

Deixe um comentário

Deixe um comentário