A equipe de Atletismo Brasileira sofreu uma dura baixa, já que Darlan Romani, membro da equipe de arremesso de peso, está fora dos Jogos de Paris após avaliação médica detectar hérnia de disco no atleta. Segundo a assessoria, ele está impossibilitado de caminhar devido às dores e precisará passar por um procedimento cirúrgico.
Foco na recuperação
Após participar do Troféu Brasil em junho, Darlan viajou para um camping de treinamento em Leon, na Espanha, para se preparar para os jogos olímpicos. Foi durante o Pré-Olímpico que foi tomado por uma crise aguda de dor na lombar e precisou passar por uma avaliação médica. Por essa razão, a Confederação Brasileira de Atletismo informou em nota que ele não iria participar da competição.
O atleta já tinha tido problemas com a hérnia de disco no passado, e dessa vez, retornou para o Brasil para tratamento, já que a fisioterapia no exterior não estava surtindo resultados. Segundo o médico da delegação, André Guerreiro, a lesão é uma recidiva da hérnia nas vértebras L4 e L5. Se tratando de um processo tão delicado, o brasileiro precisará passar por uma cirurgia e abdicar de seu lugar nas Olimpíadas para se recuperar.
A carreira de Darlan no arremesso de peso
O atleta brasileiro era um favorito da modalidade esportiva para esse ano, já que foi campeão em outros torneios renomados, como o mundial indoor em 2022, além de ser bicampeão Panamericano em Lima e Santiago, em 2019 e 2023, respectivamente.
Darlan após ganhar medalha no Pan Americano de Santiago em 2023 (Foto: reprodução/Martin Bernetti/AFP/Getty Images Embed)
Anteriormente, o brasileiro ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e conquistou a mesma posição no Mundial de Doha, que aconteceu em 2019. Com sua recente complicação médica e necessidade de repouso, resta aguardar por substituto a altura que possa competir pelo Brasil nos jogos e levar algumas medalhas para a casa.