Nesta terça-feira (30), o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciou que o programa “Voa Brasil” vendeu 3 mil passagens desde o lançamento, representando 0,1% do total oferecido.
O programa Voa Brasil
O referido programa disponibiliza passagens aéreas de até R$ 200,00 para aposentados do INSS. O site para compra é o https://voabrasil.sistema.gov.br/login .
“Até ontem, já foram vendidas 3 mil passagens. Tivemos 50 mil acessos, 3 mil vendas. Isso vai se iniciando a venda na medida que as pessoas forem procurando. Agora, a ideia é que as [empresas] aéreas e o Ministério façam um trabalho de comunicação. Tem muita gente testando o programa e isso vai se iniciando“.
Sílvio Costa Filho
Costa Filho disse que o mais importante é que foi apresentado algo ao Brasil, sem custo para o país. Ele enfatizou que foi uma ação pedagógica de inclusão de aposentados para viajar pela aviação.
Avião durante o voo (Foto: reprodução/Getty Images Embed)
A iniciativa do governo foi fazer uma parceria com as companhias aéreas no sentido de que, aqueles que não viajaram nos últimos 12 meses possam comprar uma passagem mais barata.
Sempre há assentos ociosos nos voos
O secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos, Tomé Franca, durante a inauguração do programa, explicou que entre 15% e 20% dos assentos não são ocupados durante os voos. Portanto, as pessoas vão ocupar essas vagas que ficam ociosas.
Auxiliares do presidente fizeram um levantamento e concluíram que a aviação civil movimentou cerca de 112 milhões de passageiros em 2023. Mais de 13 milhões das passagens foram vendidas na faixa de R$ 200,00.
A essência do “Voa Brasil” é incluir mais pessoas em viagens pelo Brasil. Atualmente, dos 112 milhões de CPFs, apenas 30 milhões costumam viajar. Ao disponibilizar 3 milhões de bilhetes a preços democráticos, a expectativa é de que os aposentados ocupem os lugares vazios nos voos, aumentando essa fatia.