O que você precisa saber para levar o seu pet em corridas de aplicativo

Eduardo Nobel Por Eduardo Nobel
5 min de leitura

Os serviços prestados por empresas que fornecem deslocamentos privados pela cidade vêm se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas. Essa nova proposta de mobilidade trouxe um aspecto mais simples e prático para se locomover dentro dos centros urbanos. Aplicativos como Uber e 99 táxi são exemplos das plataformas que as pessoas de grandes, ou até mesmo, pequenas cidades ultilizam para adquirir um serviço de transporte privado – que, diferentemente dos transportes públicos, fornece mais conforto e velocidade até o destino final.

Os serviços prestados por esses aplicativos de deslocamento privados procuram atender às necessidades de mobilidade das pessoas. Mas e quando se torna necessário atender também a necessidade de um pet? É possível um tutor realizar uma viagem com o seu bichinho de estimação?


Animal dentro de um transporte. Reprodução: Petz

Cachorro sendo transportado em um veículo de forma segura (Foto: Reprodução/Catraca Livre)


A resposta é: na maioria dos casos, é possível transportar o seu pet junto com você durante a viagem. Mas esse protocolo pode variar dependendo da empresa de que você está solicitando a viagem ou do motorista que vai deslocar você até o deu destino.

Para entender melhor as condições necessárias para transportar o seu bichinho junto com você sem que haja surpresas indesejáveis ou desentendimentos com motoristas parceiros de aplicativos, confira as regras estabelecidas pelas plataformas de deslocamento privado e o que a Lei tem a dizer sobre o transporte de animais.

Atualmente não há nenhuma legislação federal que remeta ao transporte de animais em veículos. Contudo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe transportá-los à esquerda do motorista ou entre os seus braços e as suas pernas. As penas para quem desrespeitar essas condições são de quatro pontos na carteira, além de uma multa no valor de R$ 85,13.

UBER

No início, o aplicativo lidava com essa questão oferecendo um serviço específico para o transporte de animais: o Uber PET. Essa opção contava com um veículo adaptado para o transporte do bicho – os protetores de banco. Contudo, essa proposta logo foi descartada e a empresa passou a declarar que os pets eram bem-vindos em qualquer veículo. Em seu site, a Uber orienta tanto os motoristas, quanto os passageiros para o transporte de animais nos veículos:

“De acordo com as leis locais e federais, os animais de serviço podem acompanhar os passageiros em qualquer viagem.
Se você planeja viajar com um animal de estimação, que não seja um animal de serviço, recomendamos que entre em contato com o seu motorista antes da viagem. Use seu aplicativo para enviar uma mensagem de texto ou ligar para ele e avisar que você gostaria de levar um animal de estimação.”

Para mais informações desse tipo de serviço, você pode acessar a página da Uber: https://help.uber.com/pt-BR/riders/article/viagens-com-animais-de-estima%C3%A7%C3%A3o?nodeId=94ddcfe8-5339-4e78-a3af-3667dec55362

99 Táxi

Os pré-requisitos da empresa sobre o transporte de animais não difere muito das condições impostas pelo Uber. Segundo um porta-voz da 99, o transporte do animal deve ser obrigatório somente quando o passageiro precisa de um cão-guia. Caso o animal seja apenas de estimação, o cliente deve entrar em contato com o motorista para perguntar se é possível que ele leve o animal dentro do seu veículo. Segundo a empresa, é imprescindível que o animal seja transportado em uma bolsa, caixa de transporte ou cadeirinha.

PET DRIVER

Pioneiro no ramo, o PetDriver é um aplicativo que fornece o mesmo serviço que a Uber e 99 taxi, mas afunila o seu público-alvo para aquelas pessoas que querem  necessariamente fazer uma viagem com o seu Pet de estimação. O diferencial do serviço deste aplicativo é que todos os motoristas devem aceitar transportar os animais de seus clientes sem aviso prévio. Além disso, todos os veículos são equipados com um kit de proteção veicular para os bichinhos, não havendo a necessidade do tutor levar uma bolsa ou uma caixa de transporte. Para conhecer e obter mais informações sobre esse serviço, acesse: https://www.petdriver.com.br/

 

 

Foto destaque: cachorro sendo transportado em um veículo. 

Reprodução: Petz

Deixe um comentário

Deixe um comentário