Tumor cerebral: A importância de ficar atento aos sintomas

Suelem Oliveira Por Suelem Oliveira
4 min de leitura

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tumor no cérebro ou no sistema nevoso central atingiu cerca de 11 mil pessoas entre os anos de 2010 e 2022, mas apesar dos números assustarem, dependendo do tumor é possível a cura, afirma o Dr. Marcelo Valadares, médico neurocirurgião da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Hospital Albert Einstein que ressalta a importância de estar atento aos sintomas e conscientizar as pessoas sobre procurar ajuda médica.

O médico explicou sobre como é formado o tumor na região: As massas, que podem ser cancerígenas ou não, são caracterizadas pela presença e crescimento de células anormais no cérebro ou nas meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal). Explicou.


Imagem de um desenho em formato de rosto. (Foto: Reprodução/Instagram)


Mas apesar de ser uma doença de grande risco a saúde, o Dr. Marcelo, esclareceu que é possível ter uma vida saudável após o tumor. Segundo ele, boa parte dos tumores intracranianos são benignos, ou seja, curáveis. E o mais comum entre eles, é chamado de meningioma, que é um tumor que surge de uma camada de tecido (as meninges) que cobre o cérebro e a coluna vertebral. O médico ainda afirma que, o tratamento principal é a cirurgia, mas em alguns casos nem o procedimento cirúrgico é necessário.

“Tumores que surgem dentro do próprio cérebro ainda sim podem ser benignos, curáveis com cirurgia, ou de baixa agressividade, com o objeto do paciente ter vida longa e de qualidade”. Afirmou o neurocirurgião. O meningioma é responsável por 30 % dos causos de tumor, porém, apesar de ser um tumor benigno é importante ficar atento aos sintomas.

“Como o cérebro é praticamente divido em áreas responsáveis por funções específicas, os tumores que se desenvolverem nessas regiões vão prejudicar essas atividades, isto é, tumores que surgirem próximos às áreas responsáveis pelos movimentos dos membros podem causar fraqueza e até paralisia. Já os tumores nas áreas responsáveis pela visão podem causar perdas visuais, manchas ou embaçamentos. “

“Embora tumores benignos e malignos possam causar sintomas semelhantes, os malignos têm maiores chances de se desenvolverem rapidamente e provoca uma frequência maior de dores de cabeça, convulsões e alterações neurológicas como coma. Porém isso é menos frequente em tumores benignos.” Informou o médico.

É extremamente importante que seja feito um diagnóstico correto e rápido, ao sinal de qualquer sintoma é fundamental que busque o profissional especializado da saúde para que seja feito uma análise e encontre rápido a solução em caso de doença.

Para prevenir o surgimento, o Centro de Combate ao Câncer, divulgou em seu site os 10 mandamentos para evitar o câncer, com explicações sobre a necessidade de cumpri-las, para que, diminuía os riscos do desenvolvimento da doença.

 

Foto Destaque: Uma pessoa sentindo dor na região da cabeça. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário