Nesta terça-feira (23) foi confirmado pela SES-MG(Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) o primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro no Brasil. O animal é um filhote de 5 meses e contraiu a doença do seu dono. Esse é o terceiro caso confirmado de varíola dos macacos em animais no mundo. O primeiro foi na França e o segundo nos Estados Unidos. O dono e o seu cão estão isolados em domicílio e passam bem.
O dono do animal teve início dos sintomas no dia 3 de agosto e o mesmo procurou atendimento em uma UPA(Unidade de Pronto Atendimento) em Juiz de Fora no dia 8 de agosto, quando foi coletada uma amostra da lesão e o resultado foi positivo para Monkeypox. Já o animal começou a ter sintomas no dia 13 de agosto, apresentando lesões na pele e crostas no dorso e pescoço.
O que se sabe até agora é que o vírus monkeypox é transmitido por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação do vírus é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.
Teste positivo de monkeypox (Foto: Reprodução/G1)
O Ministério da Saúde e a SES-MG informam que, por se tratar uma doença zoonótica, existe o risco potencial de repercussões para animais susceptíveis. Por isso, orientam:
– Que todos os resíduos, incluindo resíduos médicos, sejam descartados de maneira segura e que não sejam acessíveis a roedores e outros animais;
– Que as pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Monkeypox devem evitar o contato direto próximo com animais, incluindo animais domésticos (como gatos, cães, hamsters, furões etc.), gado e outros animais em cativeiro, bem como animais selvagens;
– Que as boas práticas de interação com a vida selvagem, conforme descrito acima, podem reduzir o risco de eventos futuros de transmissão de animais para humanos
A maioria dos veterinários já está por dentro dos casos de varíola em animais. Diante de qualquer sintoma em seu animal, leve-o ao atendimento médico. Testes específicos serão realizados para comprovar a infecção.
Foto destaque: Primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro confirmado no Brasil: Reprodução/Meio Norte