Primeira missa do Papa é marcada por protestos contra as touradas

Nicole Mendes Por Nicole Mendes
3 min de leitura
Manifestantes invadem missa de Papa Francisco para protestar contra touradas (Reprodução/Alberto Pizzoli/AFP)

Papa Francisco tem pregação interrompida por ativistas na manhã de terça (7). O auditório onde acontecia o sermão foi invadido pelo grupo de defesa animal Peta, que protestava contra as touradas na Europa. O papa precisou parar seu discurso e aproveitou para observar o protesto. Essa foi a primeira missa do papa após suas férias em julho.

O grupo estava com cartazes com palavras de ordem como “tourada é pecado” em alusão ao fato de estarem interrompendo uma missa. Segundo os ativistas, alguns padres católicos oferecem bençãos aos toureiros. A ONG Peta reivindicou a autoria do protesto e cobrou que Francisco se posicionasse contra a prática da tourada que é comum na Europa.

O auditório estava lotado de fiés e os ativistas tiveram que ser contidos pela guarda do Vaticano. O grupo foi retirado do local. Até o momento o Papa Francisco ainda não se pronunciou sobre o episódio, mas tem um histórico de posicionamento favorável a pautas de proteção ambiental apesar de nunca ter se pronunciado em relação a causa animal.

As touradas na Europa

As touradas é um tipo de tauromaquia, uma prática cultural secular comum na Europa. Ela consiste em um toureiro que lida ou pega touros bravos para performar para uma multidão. A prática é questionada pelos grupos de defesa aos animais já que é vista como uma agressão aos touros usados que geralmente são mortos após a apresentação.


Touradas ainda são comuns na Europa (reprodução/Merbe/Getty Imagens)


Uma das reclamações do grupo Peta é a ligação da prática das touradas com a Igreja Católica: “Todos os anos, dezenas de milhares de touros são atormentados e abatidos em festivais de touradas ao redor do mundo, muitos dos quais são realizados em homenagem a santos católicos”, disse a ONG.

O que é o Peta?

O Peta é uma organização não governamental americana de proteção aos animais. É a maior organização de defesa da causa animal do mundo com mais de 9 milhões de apoiadores e pretende proteger animais de qualquer ato de exploração humana desnecessária ou abusiva. Sua filosofia é que os animais têm direitos e precisam ser protegidos. O grupo é conhecido por fazer manifestações controversas e reclamações contra jogos que usam animais. Além disso há relatos de que a ONG já matou animais em seus abrigos através da eutanásia para liberar espaço.

Deixe um comentário

Deixe um comentário