Taylor Swift cancela apresentações em Viena após ameaça de ataques

Raabe Miranda Por Raabe Miranda
4 min de leitura
Foto destaque: Taylor Swift (Reprodução/Instagram/@taylorswift)

Nesta quarta-feira (7), as autoridades realizaram a detenção de dois jovens, suspeitos de planejarem um ataque terrorista. O palco para a tragédia premeditada foi o local das apresentações da The Eras Tour, realizada pela cantora Taylor Swift, na cidade austríaca de Viena. Segundo a força policial, foram encontrados componentes químicos no decorrer do procedimento de busca e apreensão dos indivíduos detidos.


Taylor cancela três shows em Viena (Foto: reprodução/Instagram/@taylorswift)

Por meio das redes sociais, a organização do evento, Barracuda Music, noticiou a informação do cancelamento dos shows da cantora, que teriam duração de três dias, de 8 a 10 de agosto, após as autoridades da Áustria confirmarem a possibilidade de um ataque terrorista ocorrer no local das apresentações, o Ernst-Happel-Stadion.

Cancelamentos e política de reembolso

Os organizadores do evento afirmaram que irão reembolsar o valor dos ingressos adquiridos pelos fãs e justificaram o cancelamento dos shows como medidas adotadas para a segurança do público.

Polícia encontra componentes químicos para construção de bomba


Ameaça terrorista faz cantora cancelar turnê na Áustria nos próximos dias (Foto: reprodução/Instagram/@taylorswift)

Segundo relatado pela agência de notícias austríaca Austria Press Agency, o cabeça do ataque é um rapaz de 19 anos, suspeito de liderar o plano. O suspeito foi detido no município austríaco Ternitz, no distrito de Neunkirchen, estado da Baixa Áustria. Posteriormente, um segundo jovem, de 17 anos, também foi preso em Viena.

Consoante Franz Ruf, diretor de segurança pública do Ministério do Interior austríaco, explicou que a polícia tinha ciência dos preparativos para o ataque que poderiam ocorrer no local dos shows de Taylor. Ruf ainda revelou que o principal suspeito jurou ser leal ao grupo Estado Islâmico, e acrescentou que a força policial apreendeu componentes químicos, os quais já estão sob análise de peritos.

Os planos para o ataque

Conforme divulgado pelas autoridades austríacas, o suspeito utilizaria um veículo para arremeter contra os fãs que estivessem no lado externo do local dos shows. Em seguida, faria uso de armas brancas, como facas e objetos semelhantes, para atacar as pessoas.

Representantes do governo ainda revelaram que o dispositivo explosivo, que ainda estava em fase de construção, possuía características modernas. Tal informação foi divulgada logo após a polícia ter encontrado componentes químicos (TATP), que são altamente vulneráveis a colisões ou choques mecânicos, na residência do suspeito.

A ameaça de ataque terrorista ainda prossegue sob investigação, diante da possibilidade de haver outros envolvidos no caso. A polícia da região afirmou que a localidade ainda não está completamente segura ou livre de possíveis ataques durante os próximos dias.

Jovens detidos trabalhariam como seguranças no evento

Segundo o governo austríaco, os suspeitos estavam sendo monitorados pela polícia durante algum período, e pretendiam trabalhar como seguranças no evento da cantora norte-americana. Foi relatado que mais jovens, colegas do rapaz de 19 anos, apreendido pelas autoridades, também foram contratados para o mesmo posto.

Autoridades britânicas de combate ao terrorismo ainda prosseguem com as investigações sobre o caso, para averiguarem se a possível ameaça foi realmente encerrada. Gerhard Karner, Ministro do Interior austríaco, disse em coletiva que apesar da situação ser um caso grave, felizmente, uma catástrofe foi contida antes de se realizar.

Seguir
Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.
Deixe um comentário

Deixe um comentário