Nesta última quinta-feira (1), a Secretaria de Saúde descartou 3,5 mil doses vencidas de coronavac. Segundo o instituto, os imunizantes para o Covid-19 atingiram o prazo de validade, principalmente, pela baixa procura da segunda dose.
Grande parte das vacinas estavam designadas para crianças de 3 e 4 anos e indivíduos imunossuprimidos, no entanto, a vacinação continua suspensa desde 3 de agosto por falta de estoque. De acordo com a pasta, “infelizmente, a população não aderiu ao apelo da Secretaria de Saúde para completar o ciclo vacinal”, relatou por meio de nota de imprensa.
A Anvisa liberou a primeira dose contra Covid-19 para faixa etária de crianças de 4 anos, no dia 22 de julho de 2022. A princípio, a Saúde aguarda o envio de novas doses do Ministério da Saúde para assim, retomar a aplicação da segunda dose em crianças. Porém, a população e o instituto continuam sem previsão de entrega, segundo o órgão federal.
Vacinas descartadas. (Foto: Reprodução/Pexels)
Os dados do vacinômetro da secretaria contabilizaram que cerca de 3.006 crianças dessa faixa etária tomaram a primeira dose de CoronaVac nesta última quinta-feira (1), na capital federal e apenas 519 completaram o ciclo para se imunizar com a segunda dose.
Assim, os números confirmam que menos de duas a cada dez crianças de 3 e 4 anos estão imunizadas contra a Covid-19 no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde, confirmou ao Correio, o descarte de 3,5 mil doses de vacinas contra a covid-19 no Distrito Federal. Leia o posicionamento da nota a abaixo:
“Na última quinta-feira (1/9), a Secretaria de Saúde descartou aproximadamente 3.500 doses da vacina CoronaVac, porque atingiram seu prazo de validade”, confirmou a secretaria. “Desde o início do processo de imunização contra a covid-19, a Secretaria de Saúde tem atuado com responsabilidade para garantir primeira e segunda dose para todos os cidadãos”, finalizou em nota.
Foto destaque: Doses de Coronavac. Reprodução/Pexels