Quando o assunto é cuidado com a pele é necessário cautela. E uma parte da população não sabe diferenciar duas doenças comuns, com poucas diferenças notáveis, mas que na verdade são doenças distintas. Acne e rosáceo. A grande dúvida sobre elas, quais são as diferenças? A dermatologista Paola Pomerantzeff e a médica especialista em cosmetologia Cláudia Merlo, explicaram a diferença entre as duas patologias.
“A rosácea não apresenta cravos e seu principal sintoma é uma vermelhidão persistente, o que não acontece no quadro acneico. A localização das condições no corpo também ajuda a diferenciá-las”, esclareceu Paola.
“A acne é encontrada em várias áreas da face, pescoço e costas, enquanto a rosácea afeta principalmente a região do nariz, bochechas e queixo”, completou Cláudia, que ensina que a acne atinge os folículos pilosos e as glândulas sebáceas, apresentando conteúdo bacteriano nas pústulas que tem relação com a alterações hormonais. Enquanto a rosácea tem um componente inflamatório vascular, causando vermelhidão, inchaço local, sensação de ardor e queimação, além de pústulas estéreis. A condição também está relacionada com fatores como mudanças de temperatura e estresse.
Rosto com Rosácea. (Foto: Reprodução/Instagram)
A cirurgiã vascular, Aline Lamaita, explica também que os portadores de rosácea podem sofrer com vasinhos no rosto, que são conhecidos como spider veins (em português significa veias de aranha devido a sua aparência).
“Esses vasinhos podem aparecer na bochecha, na região do malar e do nariz em pacientes que têm rosácea e é provocada por qualquer coisa que cause um processo inflamatório, como tomar sol em excesso, por exemplo”, explicou Lamaita.
Para evitar acnes e rosácea é necessário cuidados com a pele e com a alimentação, mas em caso persistente das patologias é necessário a busca pela orientação médica, para que, possa avaliar as condições da pele e evite o agravamento da doença.
Foto Destaque: Rosto saudável e com rosácea. Reprodução/Instagram