Segundo a OMS, gotículas respiratórias são via ‘menor’ de transmissão da mpox

Após nova variante surgir na África, Organização Mundial da Saúde decretou emergência de saúde pública internacional

Leticia Lopes Por Leticia Lopes
3 min de leitura
Vacina Monkeypox (Foto: Reprodução/Getty Embed Images)

Uma fonte da Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta terça-feira (27), que é preciso mais estudos para compreender melhor a dinâmica de transmissão do vírus MPOX. De acordo com o porta-voz da OMS, é necessário mais pesquisas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a mpox é transmitida, sobretudo, através de “contato direto” físico. A organização também esclarece que a relação direta é entre o contato pele-a-pele (tocar ou ter relações sexuais) e o contato “boca-boca ou pele-pele”, como o beijo. Além disso, o fato de estar na frente de alguém, como falar ou respirar próximo, pode causar contato com partículas respiratórias infecciosas.


Pessoas esperam na fila para receber a vacina Monkeypox (Foto: reprodução/Getty Embed Images/AFP/KENA BETANCUR)


A porta-voz da Organização Mundial da Saúde, Margaret Harris, disse em uma coletiva de imprensa realizada em Genebra “Se você estiver conversando com alguém próximo, se você respirar sobre essa pessoa ou se estiver fisicamente próximo dela, é possível que gotículas respiratórias, caso haja ferimentos, possam se espalhar para outra pessoa”.

“Mas é uma fonte de transmissão menor”, completou.

De qualquer forma, Margaret disse, que é preciso fazer mais estudos para compreender completamente a dinâmica de transmissão do vírus., ele pode permanecer por um período em roupas, objetos e superfícies que foram tocados por uma pessoa infectada.

Alguém que toca essas superfícies pode, por outro lado, ser infectado se tiver cortes ou escoriações ou se tocar nos olhos, nariz, boca ou outras membranas mucosas antes de lavar as mãos.

Recomendação da OMS

A Organização Mundial de Saúde recomenda a limpeza e desinfecção de superfícies e objetos, bem como a lavagem das mãos após tocar em objetos potencialmente contaminados.

Apesar disso, a organização não recomenda o uso de máscaras para todos, apenas para profissionais da saúde e pessoas que lidam com uma pessoa doente.

Entenda sobre a MPOX

A MPOX é uma zoonose viral, uma enfermidade que foi transmitida aos seres humanos por meio de um vírus que está presente em animais. Esta zoonose ocorria principalmente na África Central e Ocidental, sobretudo em áreas perto de florestas, onde os hospedeiros eram roedores e macacos.

A doença é causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. A varíola humana, contudo, foi erradicada do mundo em 1980 e era muito mais perigosa. Antes do atual surto, a taxa de letalidade da doença variava entre 3% e 6% O primeiro caso foi notado em humanos, em 1970.

As complicações são mais comuns em pessoas com o sistema imunológico enfraquecidos, quadros graves estão ligados ao surgimento de pneumonia, sepse, encefalite (inflamação do cérebro) e infecção ocular, que pode até causar cegueira.