Novos casos de câncer reacendem alerta para quem tem implantes mamários

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Nesta quinta feira, dia 08 de setembro, a FDA (Food and Drug Administration), uma agência reguladora dos Estados Unidos, publicou um anúncio alertando sobre a importância que novos pacientes, interessados em colocar implantes mamários, estejam cientes da carga de risco que esse procedimento médico pode trazer a sua saúde.

Segundo eles novos casos de câncer estão alarmando os profissionais de saúde, que relatam o descobrimento de linfomas e carcinomas de células escamosas nos tecidos que se cicatrizam após a cirurgia, sendo assim diferentes dos que costumeiramente eram associados a implantes nas mamas.

Eles alertam que os profissionais de saúde também devem estar cientes dos riscos e, apresentá-los ao paciente quando esse solicitar o procedimento. Ele reforçou que reportar novos casos ao FDA também é de extrema importância para a prevenção e o registro hospitalar, já que ao começarem a revisão sobre a segurança dos implantes mamários feitos nos EUA, muito se aprendeu sobre as antigas e recentes ocorrências de canceres mamários.


Médico segurando implante mamário e fita rosa alertando sobre prevenção, diagnóstico e tratamento para o câncer de mama (Foto:Reprodução/Freepik)


Um levantamento mostrou que esses novos casos são raros na história, tendo apenas 30 ocorrências de linfomas variados e 20 de carcinomas das células escamosas. O alerta disparou quando o FDA recebeu, na semana passada, 10 relatórios de centros médicos sobre novos casos de carcinomas nas células, e 12 de vários linfomas ao redor das capsulas de implantação mamária.

Os relatórios enviados ao FDA são apenas uma fonte que o FDA usa para monitorar a segurança de dispositivos médicos, além de estudos obrigatórios de pós-venda, literatura publicada e dados do mundo real de registros e bancos de dados de reivindicações”, diz o anúncio. “A FDA continuará a reunir e revisar todos os dados disponíveis dessas fontes para avaliar a ocorrência de câncer na cápsula ao redor dos implantes mamários”.

O pronunciamento conclui informando que as principais causas, pré-disposições e fatores de riscos ainda são uma incógnita para medicina, mas a atenção gerada no momento, está contribuindo muito para o aprendizado e evolução desse quadro.

Contanto, é preciso ressaltar que o FDA relatou não ser necessário criar um alarde ou tensão em cima do assunto, porque acreditasse serem raros as ocorrências de tumores causados por cirurgias de implantes mamários. Também não seria o caso de pessoas que já possuem os implantes mudarem sua rotina por esse motivo, recomendando que permaneçam conscientes dos possíveis sintomas, como: inchaço, caroços, dores e alterações na pele, que são característicos dessas doenças.

Foto destaque: Médico segurando sobre as mãos uma amostra de prótese mamária. Reprodução/Portal Piracicaba hoje.

Deixe um comentário

Deixe um comentário