Como amenizar os efeitos da baixa umidade do ar

Quanto mais baixa a umidade do ar, maior a probabilidade de alterações respiratórias, infecções e pele ressecada

Lourdes Carvalho Por Lourdes Carvalho
3 min de leitura
Foto destaque: vista panorâmica do Rio Pinheiros em São Paulo (Reprodução/Carlos Alkmin/Getty Images embed)

É muito comum nessa época do ano, sentirmos o ar mais seco, em virtude de poucas chuvas, queimadas e o ventinho frio do final de inverno. A baixa umidade do ar desidrata as mucosas da boca, nariz e garganta, prejudicando o corpo inteiro. Além disso, o tempo seco propicia a proliferação de vírus e bactérias.

Uma série de sintomas aparecem em decorrência do tempo seco, causando bastante desconforto. Desidratação, cefaleia, garganta irritada, tosse seca, nariz entupido, sangramento nasal, bronquite, rinite, sinusite, dermatite, irritação nos olhos são alguns dos incômodos mais comuns.

Beber água ameniza o desconforto causado pelo tempo seco

Para amenizar os efeitos do tempo seco no organismo, a primeira coisa a se fazer é a reposição da água que falta no ar. Abusar de todas as formas de hidratação é a forma mais eficaz de hidratar as mucosas.

Hidratar as narinas com água, soro fisiológico ou outro fármaco indicado por médicos ajuda a minimizar o ressecamento nasal. Estando hidratadas as narinas, evita-se a obstrução e sangramento dessa região.


Garota em tratamento respiratório por nebulização (Foto: reprodução/Elena Medoks/Getty Images embed)


A qualidade do ar pode ser conquistada em casa

O uso de umidificadores também auxilia na melhoria da qualidade do ar dentro de casa. Porém, deve ser usado com moderação, pois podem deixar paredes e estofados úmidos demais, facilitando o surgimento de ácaros e mofo. Uma bacia com água ou toalhas molhadas podem fazer o mesmo trabalho do umidificador.

Evitar banhos muito quentes e muito longos ajudam na manutenção da umidade natural da pele. Abusar de hidratantes corporais também poderá ajudar a manter a pele mais viçosa.

A alimentação balanceada pode hidratar o corpo

Dar uma atenção especial à alimentação pode ajudar na missão de se manter hidratado. Alimentos que contenham muita água como frutas e legumes são uma boa escolha. Boas opções seriam melancia, pepino, melão, abobrinha, laranja entre outras. Evitar o excesso de sal e outros conservantes seria interessante, pois o sódio propicia a retenção de líquidos no organismo.

Alguns hábitos devem ser observados nessa época do ano. Evitar ficar exposto ao sol no período das 10 às 16h, diminuir o tempo de uso do ar condicionado e manter portas e janelas abertas para que o ar possa circular.