Cuidar da saúde bucal vai muito além de reduzir os ricos de cáries, inflamações e dores de dente, evitar fraturas dentárias e manter o hálito em boas condições. É importante ter responsabilidade com essa área do corpo, sua função é garantir uma boa mastigação e consequentemente a digestão também.
O organismo do corpo humano tem sua complexidade, além disso, ele é interligado. Caso exista um problema na boca, ele pode desencadear disfunções digestivas, imunológicas e até cardíacas. Isso acontece porque pode ocorrer a migração de bactérias para outros órgãos através da corrente sanguínea.
Segundo uma Pesquisa Nacional de Saúde atual, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais da metade da população possui uma rotina de saúde bucal e apenas 20% repete a higiene completa mais de duas vezes ao dia.
Dentistas fazendo o atendimento em paciente (Foto: Reprodução/iStockphoto)
Dessa forma, é preciso cuidar da saúde e do corpo completamente. Além de exercícios e estabelecer uma dieta saudável com acompanhamento nutricional é preciso escovar os dentes sempre após alguma refeição e não esquecer do fio dental.
Para saber o que não fazer, aqui estão os exemplos mais falados por cirurgiões dentistas:
• Escovar os dentes com muita força
“As pessoas se enganam pensando que uma escova dura limpa melhor os dentes, mas não é verdade. Ao contrário, escovar os dentes com força ou com escovas duras é bastante prejudicial”, afirma o cirurgião dentista Alexandre Annibale.
• Mastigar gelo, tampas de caneta ou qualquer superfície dura e roer unhas
Qualquer uma dessas ações pode causar desgaste precoce dos dentes, desalinhamento e outros problemas, além de introduzir mais bactérias das mãos para dentro da boca.
• Ter uma alimentação prejudicial à saúde
“Uma alimentação rica em açúcares e alimentos ácidos, como refrigerantes, certamente vai danificar os dentes e a gengiva. Para compensar, é preciso realizar uma boa escovação, com escova de dente macia e fio dental bem utilizado”, alerta Alexandre Annibale.
• Usar palitos de dente ao invés de fio dental
Essa ação é extremamente prejudicial à saúde bucal porque o objeto é agressivo e muitos não sabem manusear, podendo machucar a gengiva.
• Não ir ao dentista regularmente
É importante sempre ir ao dentista fazer uma avaliação dentária, mesmo que não tenha algum problema visível ou dores. Acompanhar a saúde dos dentes com um profissional e receber as indicações necessárias é o melhor a se fazer.
Foto Destaque: Importancia da saúde bucal. Reprodução/Envato