Conhecida desde os anos de 1950, a varíola dos macacos ou monkeypox, é uma doença zoonótica viral, transmitida entre animais e homens. Recentemente um surto da doença tem preocupado as agências de saúde de todo o mundo. Casos graves podem ocorrer, mas a varíola dos macacos e bem menos letal que a varíola humana, erradicada em 1980.
Foto: Pessoa contaminada com varíola dos macacos. Reprodução/Marina Demidiuk/ stockphoto.com
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de letalidade da varíola dos macacos foi de cerca de 3% a 6%; para a varíola humana maior, esse percentual chegava a 30%.
A varíola dos macacos é transmitida de pessoa para pessoa ou contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias, e materiais contaminados, como roupas de cama. Globalmente, são registrados aproximadamente 58.000 casos e 18 mortes já confirmadas.
As mortes por varíola são extremamente raras e geralmente afetam bebês, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como o HIV.
No ultimo dia (12) segunda feira, foi divulgado Pelo Departamento de Saúde Pública de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Foi identificado mais um caso de varíola dos macacos levando a pessoa a óbito, o primeiro decorrente do vírus no país.
De acordo com o médico William Schaffner, professor da Divisão de Doenças Infecciosas do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, a pessoa estava hospitalizada e tinha um sistema imunológico gravemente enfraquecido e não conseguiu controlar o vírus. Uma vez que entrou em seu corpo, houve uma multiplicação de forma incontida, espalhando se por vários órgãos, ocasionando um mau funcionamento, levando a pessoa a óbito.
O departamento e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA esta incentivando que a pessoa imunocomprometidas que apresentarem os seguintes sintomas: Febre acima de 38,5°C, Fraqueza e mal-estar,Dor de cabeça ou Inchaço e dor nos gânglios (principalmente atrás da orelha e atrás da cabeça). Estes sintomas aparecem entre o 7° e o 17° dia após o contágio. Ou estiver suspeitando que tenha varíola dos macacos procurem cuidados médicos e tratamento precoce, permanecendo sob cuidados de um profissional toda a doença
Atualmente a Califórnia tem o maior numero de casos: 4300. Nos EUA são quase 22.000 casos de varíola dos macacos prováveis ou confirmados relatados neste ano, até esta segunda-feira, conforme mostram dados do CDC.
FOTO DESTAQUE: vírus monkeypox. REPRODUÇÃO/Credito: gilnature/Istockphoto.