A distensão abdominal ou inchaço na barriga é um problema considerado comum e que afeta, normalmente de 10% a 30% da população. Sendo uma questão que pode interferir de maneira direta na qualidade de vida da pessoa, em alguns casos impede que ela trabalhe ou participe de atividades pessoais.
Barriga inchada (Reprodução/ sarinyapinngam)
Além do inchaço o problema pode causar desconforto e outros sintomas como: prisão de ventre, diarréia, náuseas, azia, perda de apetite e refluxo, por exemplo.
O problema pode ter causas variadas ou pode ser também um sintoma isolado de alguma doença.
O incomodo geralmente esta relacionada à disbiose, ou seja, o desequilíbrio de bactérias no intestino. Trata se de um quadro inflamatório que ocorre quando existem mais microorganismos ruins do que bons no organismo.
Alguns comportamentos se adotados podem diminuir a chance de acúmulo de gases e problemas na qualidade das bactérias.
Especialistas em nutrição alertam que pequenas mudanças de hábitos podem ajudar a combater a distensão abdominal, confira:
Coma mais devagar
Uma mastigação mais lenta e com pouca quantidade de comida no talher e sempre de boca fechada. Diminui a quantidade de ar engolido, evitando acumulo de gases no organismo. O alimento mal mastigado causa fermentação e não ajuda na digestão.
Evite ingerir líquido junto às refeições
Isso dificulta o processo digestivo, diluindo ou reduzindo a concentração de enzimas digestivas e acido clorídrico, que são fundamentais para o processo digestivo. E importante aguardar pelo menos 20 minutos após a refeição para beber qualquer liquido.
Fique atento a intolerâncias alimentares ou alergias
Faça um diário alimentar, procure identificar o que esta causando suas queixas. Exclua alimentos e observe se existe desconforto, caso persista procure um médico nutricionista para indicar um tratamento adequado.
Uma boa suplementação de vitaminas A, D, K, E, C e complexo B, bem como minerais como magnésio, cálcio, zinco e entre outros. E o consumo adequado de água.
E por fim manter uma dieta balanceada em comidas saudáveis é fundamental para evitar disbiose intestinal e suas queixas. Quanto menos processada e mais natural possível, melhor.
FOTO DESTAQUE: Mulher sofrendo com distensão abdominal. REPRODUÇÃO/ M-gucci