Primeiro-ministro de Israel faz ameaças ao regime do Irã em pronunciamento

Netanyahu falou diretamente aos cidadãos iranianos sobre o atual momento

Mateus Zago Por Mateus Zago
3 min de leitura
Foto Destaque: primeiro ministro Benjamin Netanyahu (Reprodução/JACQUELYN MARTIN/POOL/AFP via Getty Images embed)

Em pronunciamento diretamente aos próprios cidadãos iranianos, Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel fez algumas ameaças e falas direcionadas ao regime do Irã em mensagem divulgada nesta segunda-feira (30). Acusando o país de gastar um alto valor com guerras ao invés de melhorar a vida no Irã, onde alguns locais sofrem pela falta de infraestrutura, de maneira geral. O ministro ainda acrescentou que não existem locais no Oriente Médio em que Israel não possa alcançar, criticando a abordagem do governo iraniano em algumas outras questões.


Discurso de Netanyahu em assembleia da ONU, na última sexta-feira (27) (Vídeo: reprodução/Youtube/CNN Brasil)

Pronunciamento de Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, fazendo duras críticas tanto ao regime iraniano, quanto a forma em que o dinheiro do país é gasto, fez um discurso, divulgado inicialmente em língua inglesa, pelo site Ynet, pertencente ao jornal israelense “Yedioth Ahronoth”.

Todos os dias, vocês veem um regime que os oprime, fazendo discursos inflamados sobre a defesa do Líbano, a defesa de Gaza. Mas todos os dias, esse mesmo regime afunda nossa região cada vez mais na escuridão e na guerra. (…) Não há lugar no Oriente Médio que Israel não possa alcançar. Não há lugar que não iremos para proteger nosso povo e nosso país. A cada momento que passa, o regime os aproxima – o nobre povo persa – cada vez mais do abismo. A esmagadora maioria dos iranianos sabe que seu regime não se importa com eles. Se se importasse, se se importasse com vocês, pararia de gastar bilhões de dólares em guerras inúteis em todo o Oriente Médio. Começaria a melhorar suas vidas.

Pronunciamento de Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.

Motivos do pronunciamento

Nas últimas semanas, ocorreu um aumento de mobilização do Irã, em questões de guerra e conflitos, que dão gastos ao país, principal motivo de crítica por parte de Netanyahu. O primeiro-ministro ainda acrescentou que Israel está perto de vencer a guerra e alcançar a paz, finalmente.

O premier israelense acabou citando que para o Irã se tornar um país que se importa com os cidadãos, deverá direcionar melhor o seu dinheiro, não gastando bilhões em guerras e conflitos, como acontece atualmente.