Ronaldinho Gaúcho será embaixador da Copa do Mundo em 2026

Ex-jogador foi anunciado para função em Comitê Anfitrião de Miami, além de receber a chave da cidade norte-americana por autoridades locais

Camila Pazini Por Camila Pazini
3 min de leitura
Foto de destaque: Ronaldinho Gaúcho durante partida para o evento ''Futebol Solidário'' no Maracanã (Reprodução/Buda Mendes/Getty Images Embed)

A vigésima terceira edição de um dos maiores campeonatos desportivos do futebol terá como embaixador o pentacampeão brasileiro Ronaldinho Gaúcho. A informação foi confirmada em um evento oficial nesta terça-feira (1), na cidade de Miami, que receberá parte dos jogos da Copa, assim como o Canadá e o México. Além de ser convidado para ser embaixador na sede do evento, Ronaldinho também recebeu a chave da cidade. 

Pentacampeão, bon vivant e embaixador

Ídolo mundial do futebol, Ronaldinho ultrapassa todas as fronteiras entre os continentes quando o assunto é o esporte. Depois que pendurou suas chuteiras, o ex-atleta continuou participando de diversos eventos ao redor do mundo, um ”bon vivant” nato que aparece nos locais mais inusitados. Dessa vez, Ronaldinho Gaúcho recebeu a honraria de ser embaixador da Copa do Mundo em uma das cidades-sede. Ele tem um histórico de conexão com Miami e demonstrou muito entusiasmo no evento do Comitê em que a novidade foi anunciada para a imprensa. 

‘’É uma alegria muito grande ser anunciado como o primeiro embaixador de Miami para a Copa de 2026. Obrigado Fifa, obrigado Miami. uma cidade que eu tenho muito carinho e me sinto em casa. Estou muito feliz hoje. É uma honra continuar construindo esse legado em torno do esporte que eu mais amo,’’ revelou o ex-atleta. 


Ronaldinho Gaúcho com a chave da cidade de Miami (Foto: reprodução/Instagram/@ronaldinho)


Durante o evento, o pentacampeão brasileiro também recebeu a chave da cidade das mãos das autoridades locais, reforçando ainda mais sua conexão com a comunidade local, que é, nas palavras do próprio Ronaldinho, sua ”segunda casa”.

Novo formato da Copa

A próxima edição da Copa terá novidades tanto no formato quanto na decisão das cidades-sede. Desta vez, o evento será organizado por três países, agregando estádios de 16 cidades dentro desses territórios. As cidades norte-americanas receberão a maior parte dos jogos, enquanto México e Canadá receberão jogos em algumas regiões locais. 

Em relação ao formato, uma das novidades é sobre o número de seleções convidadas. Para a edição de 2026, a Copa do Mundo terá 48 seleções se enfrentando pelo título, número superior à última edição no Catar, que aconteceu em 2022 e reuniu 32 equipes do mundo todo. À princípio, as equipes serão divididas em 12 grupos, e a competição será entre os dois melhores das cidades-chave, assim como os oitos melhores que estiverem na terceira posição se enfrentando em uma segunda fase eliminatória que decidirá quem leva a taça para a casa.