Em um estudo realizado pelos pesquisadores da University College de Londres (UCL), no Reino Unido, foi descoberto que o uso de lentes de contato reutilizável aumenta o risco de infecção ocular rara. A pesquisa publicada na revista científica Ophthalmology, relata que a reutilização deste modelo aumenta em até quatro vezes o risco de adquirir a doença rara chamada ceratite (uma infecção da córnea, camada protetora do olho), causada pelo parasita Acanthamoeba spp. Uma das consequências mais grave e severa da doença e a perda da visão.
Foto: Mulher bonita higienizando sua lente.Reprodução/Crédito: yulllaka/freepik
O estudo conduzido no hospital de Londres onde foram recrutados 200 pacientes do Hospital do Olho de Moorfields, no Reino Unido, 83 deles com a doença e 122 sem. Constatou se que entre os anos de 2000 a 2016 os casos passaram de 9 para 51 ao ano uma estimativa de mais de 450%. Segundo o grupo de pesquisadores cerca de um quarto dos pacientes perdem 75% da capacidade de enxergar e acabam necessitando de um transplante de córnea para restaurar a visão.
No mesmo estudo foi constado ainda que uma série de fatores que também eleva o risco para o problema como:
Utilizar lentes ao tomar banho ou dormi.
Uso de lentes em banheiras de hidromassagem.
Nadar em piscinas públicas e lagos.
É recomendável ir regularmente ao oftalmologista, cuidar bem do estojo de lentes de contato, não ficar muito tempo sem tirar as lentes, lubrificar os olhos sempre que sentir necessidade, respeitar a validade das lentes de contato.
De acordo com o autor do estudo e professor do instituto de oftalmologia da universidade britânica, John Dart cerca de 90% dos casos da ceratite por Acanthamoeba são associados a riscos evitáveis e que entre 30% e 62% dos casos da doença podem ser prevenidos se as pessoas apenas trocarem as lentes reutilizáveis pelas descartáveis. É importante que as pessoas saibam como minimizar seus riscos de desenvolver ceratite.
“As medidas básicas de higiene das lentes de contato podem ajudar bastante a evitar infecções, como lavar e secar bem as mãos antes de colocar as lentes”, acrescenta o professor da universidade.”
FOTO DESTAQUE: jovem colocando lente de contato. REPRODUÇÃO/Crédito: hadlphotograpy494/freepik.