Entre o período de 17 de julho e 10 de setembro, cresceu o número de hospitalizações de crianças com menos de 5 anos por causa da Covid-19. Segundo o Observa Infância, instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi divulgado na quinta-feira (29).
O balanço aponta que, entre os meses de janeiro até junho, essa população representava 5,6% do número de internações por complicações da Covid-19. Esse índice aumentou entre o período de 17 de julho e 10 de setembro em 8,5%, esses dados surgiram dos Boletins Epidemiológicos Especiais: Covid-19 do Ministério da Saúde.
Foto: Reprodução da aplicação do imunizante/ schroeder
Atualmente, a população infantil é vacinada contra a doença com CoronaVac, vacina que foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em julho deste ano. Ocorreu também a autorização do uso do imunizante da Pfizer para crianças com mais de seis meses, mas a aplicação das doses ainda não começou.
Ainda segundo dados do Observa Infância, até o dia 23 de setembro, apenas 2,5% das crianças com 3 e 4 anos já tinham recebido até duas doses da CoronaVac. Segundo a análise, ocorreu uma queda de 325% na média de óbitos diários por Covid-19 na população com mais de 60 anos.
Nesta sexta-feira, o Governo de São Paulo decidiu ampliar a vacinação para todas as crianças, pois, anteriormente, somente as crianças com comorbidades que estavam dentro da faixa informada anteriormente, eram vacinadas. A distribuição da vacina começou no estado em agosto mas, não foi disponibilizado o total do imunizante para vacinar toda esta população pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, o Instituto Butantan doou 2 milhões de doses para que todas as crianças sejam vacinadas.
Foto destaque: Reprodução/ agenciabrasil