De acordo com estudo de 2022, cerca de 5% dos sobreviventes globais da Covid-19, desenvolveram problemas duradouros de paladar e olfato. A capacidade de sentir cheiros pode desaparecer completamente, uma condição chamada anosmia. Sem nenhuma prévia, você deixa de sentir cheiro de perfumes, aromas, e o maior perigo, você pode não reconhecer os sinais indicadores de incêndios, vazamento de gás natural, produtos químicos venenosos ou alimentos e bebidas estragados.
Gosto e cheiro estão interligados, então a comida pode ficar sem graça ou sem sabor. Estudos anteriores mostram que pode levar a déficits nutricionais, declínio cognitivo e depressão.
Os pesquisadores descobriram mesmo depois de dois anos após a pandemia, cerca de 15 milhões de pessoas ainda podem ter problemas para perceber odores, enquanto 12 milhões podem ter problemas com o paladar.
Foto: Perda de olfato causada pela Covid-19. Reprodução/Instagram.
Grupos de apoio e defesa, como AbScent e Fifth Sense, se mobilizaram para ajudar, oferecendo afirmação e esperança, dicas sobre treinamento do olfato e até receitas para aumentar o apetite.
O treinamento olfativo encoraja as pessoas a cheirar óleos essenciais duas vezes ao dia, disse a rinologista Zara Patel, professora de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
“A maneira como eu explico isso aos pacientes é que se você tivesse um derrame e isso fizesse seu braço não funcionar, você faria fisioterapia, faria reabilitação”, disse Patel. “Isso é exatamente o que o treinamento olfativo é para o seu olfato”.
À medida que a ciência aprende mais sobre como a Covid-19 ataca e perturba o olfato. “Acho que veremos intervenções mais direcionadas”, disse o rinologista Justin Turner, professor associado de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço no Vanderbilt University Medical Center em Nashville.
Qualquer pessoa que ainda esteja enfrentando com a perda de olfato e paladar “deve pensar positivamente e assumir que seu olfato retornará”, disse Turner. “Sim, há algumas pessoas que não vão se recuperar, então, para essas pessoas, queremos que não ignorem. Queremos que levem a sério”.
Quando o vírus que causa a Covid-19 invadiu nossas vidas, uma condição relativamente rara entre pessoas com menos de 50 anos se expandiu exponencialmente, afetando todas as idades.
“A Covid-19 afetou os jovens muito mais do que outras formas de perda de olfato pós-viral”, disse o cirurgião Eric Holbrook, professor associado de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da Harvard Medical School. “Você não veria muita perda de olfato na população pediátrica, por exemplo, e agora é muito comum”.
De fato, a perda do olfato era tão prevalente no início da pandemia que foi considerada um sinal precoce de infecção por Covid-19, mesmo na ausência de outros sintomas.
Foto: Perda de olfato causada pela Covid-19. Reprodução/Instagram.
Isso não é verdade hoje. Um estudo publicado em maio indicou que 17% das pessoas perderam o olfato quando infectadas com a variante Ômicron, que se tornou a cepa predominante do vírus que causa a doença no final de 2021. (Isso pode mudar novamente se o vírus sofrer mutação).
Em comparação, as pessoas infectadas com as duas variantes originais, Alfa e Beta, tinham 50% mais chances de perder o olfato ou o paladar. A Delta foi quase tão ruim – 44% das pessoas foram afetadas, de acordo com o estudo.
As estatísticas mostram que a maioria das pessoas recupera o paladar e o olfato. Uma análise de agosto de 267 pessoas que perderam o olfato e paladar há pelo menos dois anos revelou que a maioria recuperou totalmente (38,2%) ou parcialmente (54,3%) sua capacidade de olfato e paladar. Isso foi especialmente verdadeiro para pessoas com menos de 40 anos, de acordo com o estudo.
Mas 7,5% não recuperaram o olfato e o paladar dois anos após a infecção por Covid-19 ter sido eliminada. Aqueles que eram menos propensos a se recuperar incluíam pessoas com congestão nasal existente, mais mulheres do que homens e aqueles que tinham uma maior gravidade inicial de perda de olfato, segundo o estudo.
Os especialistas esperam que os estudos que estão sendo feitos, ajudem os pacientes a recuperarem o paladar e olfato.
Foto Destaque: Perda de olfato causada pela Covid-19. Reprodução/Instagram.