O câncer nos ossos é um dos que tem um tratamento mais agressivo e muitas das vezes, o tratamento de remoção do tumor podem de certa forma fazer com que a qualidade de vida do paciente seja diminuída, devido a todo processo de combate da doença.
O tratamento desse tipo de câncer consiste na remoção do tumor do local afetado, seguido de tratamentos intensivos de quimioterapia e radioterapia, para que possa ter a diminuição nas células que estão doentes da região operada que tinha o tumor. Entretanto esse tratamento é algo bem extremo e envolve muitos efeitos colaterais muitas vezes desgastantes e cansativos para os pacientes com o câncer nos ossos, e isso diminui bastante a qualidade de vida deles.
Corpo humano(Foto:Reprodução/Pixabay)
E, devido a isso, alguns cientistas tem procurado desenvolver métodos mais eficazes e menos agressivos para o combate da doença, um desses métodos se chama: Hipertermia magnética, que tem como intuito aquecer as células com tumor até a temperatura aproximada de 43° C e isso faz com que as células tumorais percam as proteínas e já que elas são menos resistentes que as células saudáveis a alta temperatura leva célula cancerígena a morte.
Na Universidade Federal de São Carlos, os cientistas desenvolveram um material feito de vidro bioativo, uma espécie de matriz, com partículas magnéticas. O trabalho foi feito por uma equipe de desenvolvimento de matérias funcionais (CDMF) e do centro de pesquisa educação e inovação. A matriz tem uma capacidade de regenerar o tecido ósseo quando entra em contato com os fluidos biológicos, formado um mineral presente nos ossos, permitindo a fácil cicatrização.
As pesquisas vêm trazendo resultados promissores nas descobertas desses novos matérias e graças a isso em breve será possível o tratamento dessa doença de uma maneira menos desgastante e como menos efeitos colaterais, deixando a qualidade de vida dos pacientes melhor.
Foto destaque: (ReproduçãoVeja)