Uber fecha parceria com a Motion para utilização de veículos autônomos a partir deste ano

Rodrigo Silva Por Rodrigo Silva
3 min de leitura

No início, foram utilizados os serviços da Motion – empresa especializada em serviços para veículos autônomos – para entregas de delivery através da plataforma do Uber Eats. Este projeto consistia em buscar o produto do restaurante e entregar ao destinatário sem motorista através apenas de uma direção automática.

Com a boa repercussão desta empreitada, o relacionamento entre as empresas ficou mais sério e realizaram um acordo de 10 anos, que consistia no início de testes em veículos autônomos para passageiros.

O veículo escolhido para representar essa parceria é o Loniq 5, da Hyundai, que já é um carro totalmente elétrico. Anteriormente, este automóvel já percorreu por algumas estradas no Estados Unidos de forma autônoma. Com esta empreitada, a Uber também visa reduzir as taxas de emissões de frotas de seus veículos.


Loniq 5 – Hyundai (Foto: Portal Lubes/Reprodução)


A empresa busca pela redução de espera para as viagens e duração menores que diminui na cobrança de tarifas de seus passageiros. A previsão para os primeiros testes de direção autônoma está prevista ainda para este ano, em algumas cidades selecionadas nos EUA, porém com avanço tecnológico o projeto pode se expandir por toda Europa em breve.  

“O alcance desta parceria mostra o importante papel que os veículos autônomos compartilhados desempenharão no futuro do transporte e na estratégia da Uber de ser a plataforma global para ajudá-lo a ir a qualquer lugar e conseguir qualquer coisa,” informou Noah Zych durante comunicado da parceria entre as empresas.

Essa parceria renova as ambições da Uber referente a carros autônomos já que a companhia tinha descartado a ideia no auge da pandemia para corte de gastos.

Apesar da empolgação dos envolvidos no projeto, ainda se espera um certo avanço tecnológico em relação direção autônoma para garantir que esse tipo de viagem seja seguro para população, já que no passado alguns erros graves e fatais aconteceram devido a direção automáticas, como o caso do Tesla Model S que em alta velocidade no modo autônomo acabou tirando a vida de duas pessoas na Califórnia.

Com a tecnologia 5G já inserida nestes serviços pode se esperar grandes melhorias e menores riscos devido a comunicação entre veículos serem facilitadas e otimizadas.

Foto destaque: Carro autônomo Reprodção/Divulgação

Deixe um comentário

Deixe um comentário