A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que uma das vacinas contra a Covid-19 passa a ter novo período de validade. O órgão informou que a partir de agora as vacinas da empresa Pfizer terão validade estendida de 15 meses.
A medida é válida para adultos vacinados com o imunizante identificado pelo frasco de tampa roxa. Os respectivos possuem validade inicial de nove e 12 meses, e de acordo com a determinação da Anvisa, passarão a ter entre três a seis meses adicionais.
A prorrogação do prazo de validade das vacinas Pfizer foi concedida pela Anvisa após pedido de fabricante. No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Saúde já havia demonstrado interesse em estender os prazos de algus lotes da vacina. Essa é a segunda vez que a Agência estipula um maior prazo de validade do imunizante, o mesmo aconteceu em abril do ano passado, quando o órgão determinou que a validade passasse de nove para meses.
Vacina Pfizer. (Foto: Reprodção/Agência Brasil)
“Também foi considerado que as medidas indicadas pela empresa Pfizer/Wyeth permitem a manutenção da rastreabilidade e identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina”, afirmou o órgão.
A Anvisa também informou que, até o momento, não há a mesma recomendação sobre a vacina na versão pediátrica, a Comirnaty, liberada este ano. O imunizante infantil, que possui tampas nas cores vinho e laranja, continua com o mesmo prazo de validade: 12 meses.
Imunizante pediátrico é liberado para crianças a partir de seis meses de vida. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
O uso da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade foi aprovado pela Anvisa em setembro deste ano. Identificada por ter os rótulo de tampas nas cores vinho e laranja, o imunizante passou por uma série de métodos criteriosos até que fosse aprovado.
Informações e soluções de dúvidas a respeito do imunizantes estão disponíveis no site da Pfizer ou no serviço de atendimento ao consumidor por meio do telefone 0800 770 1575.
Foto Destaque: Vacina contra a Covid-19 tem validade ampliada pela Anvisa. Reprodução/Agência Brasil