Estados Unidos possui taxa de mortalidade por overdose 20 vezes maior do que a média global

Melissa Lois Por Melissa Lois
3 min de leitura

A morte de adolescentes por overdose nunca esteve tão alta nos Estados Unidos (EUA) como está neste ano. Os adolescentes do país são cada vez mais atingidos por um medicamento da casa dos opióides, o fentanil. 

Mais de 100 mil americanos morreram de overdose no ano passado, e a grande maioria deles eram adultos. No entanto, o grupo de jovens vem apresentando maior taxa de óbito por esse exato motivo. 

Melanie Ramos, jovem de 15 anos, morreu dentro do banheiro da escola após ingerir um comprimido que continha fentanil. Melanie e uma amiga pensavam que estava tomando paracetamol e oxicodona, mas, as pílulas foram falsificadas e misturadas com fentanil, e a jovem acabou intoxicada.

A família de Ramos ainda sofre com o luto e relembram os traços da menina. “Ela era uma menina linda e doce, com pais trabalhadores”, relatou o tio dela, Oscar, durante uma vigília à luz de velas nos degraus da escola Bernstein High School, onde amigos e familiares rezaram em espanhol e colocaram flores em um santuário criado para Ramos. 


A droga que está matando adultos e adolescentes. (Foto: Reprodução/Hospital Santa Mônica)

 


O fentanil geralmente é contrabandeado para os Estados Unidos por cartéis de drogas mexicanos. Embora tenham o costume de misturar com drogas mais pesadas, como a heroína, os cartéis agora estão produzindo em massa pílulas de arco-íris, como se fossem comprimidos normais, para chamar a atenção das crianças que estão mais sujeitas a experimentá-las. 

Em Los Angeles (LA), a cidade mais importante do Estado da Califórnia, mortes recorrentes por overdose estão preocupando as autoridades. Em operação liderada pelo Departamento de Justiça da Califórnia, no último dia 12, foram apreendidos 24 quilos de fentanil, quantidade suficiente para fabricar 250 mil pílulas. 

Mas essa problemática não se restringe apenas a LA, e se expande por todo os EUA. 

Na semana passada, em Nova York, as autoridades apreenderam o equivalente a 15 mil pílulas coloridas estocadas em uma caixa de brinquedos LEGO.

Os Estados Unidos é o país pioneiro em relação a overdose, possuindo uma taxa de mortalidade 20 vezes maior do que a média global. “Infelizmente, somos de longe os líderes mundiais em mortes por overdose”, lamentou Joseph Friedman, pesquisador da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Foto Destaque: Fentanil, a droga que está matando adolescentes e adultos. Reprodução/DepositFotos

Deixe um comentário

Deixe um comentário