Em novo formato, Campeonato Mineiro 2023 terá VAR em todos os jogos; confira detalhes

Júnior Pereira Por Júnior Pereira
3 min de leitura

Com novo formato, o Campeonato Mineiro 2023 está definido. A disputa, no Módulo I, será entre 12 times, que disputarão o torneio divididos em três grupos de quatro times na fase de classificação, assim como acontece no Campeonato Paulista. Os times enfrentarão somente equipes que não estão em seu respectivo grupo. As mudanças foram aprovadas e terão que ser mantida por, no mínimo, 2 anos.

O campeonato se iniciará no dia 21 de janeiro e, pela primeira vez em sua história, terá o auxílio do VAR em todas as partidas do torneio, que será totalmente custeado pela Federação Mineira de Futebol (FPF).

Assim como antes, a semifinal segue sendo decidida por meio de duas partidas, pelo melhor de cada grupo e o melhor segundo colocado geral. A final também será definida por dois jogos, diferentemente de 2022, decidida em jogo único. Em ambas as fases eliminatórias, o time de melhor campanha na fase inicial terá a vantagem do empate no saldo de gols.

No que diz respeito ao rebaixamento, também houve mudanças. O descenso será definido em um triangular disputado pelos três times de pior campanha geral na fase de grupos. Dessa forma, mesmo se um time terminar em último colocado em seu respectivo grupo, não necessariamente ele disputará o rebaixamento ao Módulo II.


Conselho Técnico do Campeonato Mineiro aprova mudanças para 2023. (Foto: Reprodução/Instagram)


Confira os grupos do Campeonato Mineiro 2022

Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre;

Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL;

Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga.

Os novos participantes do Campeonato Mineiro são Ipatinga e Democrata SL, que subiram para o Módulo I no último ano. As demais equipes são remanescentes da última edição. Os clubes têm até o dia 20 de dezembro para deixarem o gramado de seus estádios em bom estado – caso não cumpram o prazo estabelecido, a FMF deverá assumir as mudanças por meio de uma empresa terceirizada.

O Troféu Inconfidência segue mantido: será realizado por meio de um quadrangular, com semifinais e final, disputado entre o quarto e oitavo colocados gerais da primeira fase.

A proposta, aprovada nesta segunda-feira (24) em Minas Gerais, foi planejado pelo América, Atlético e Cruzeiro, e visava diminuir a duração do campeonato. A primeira fase da competição terá oito datas, somando as quatro destinadas à semifinal e final.

Foto Destaque: Campeonato Mineiro terá novo formato a partir de 2023. Reprodução/Instagram

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário