Perder alguns fios de cabelo por dia é um processo natural de renovação, porém é uma queixa muito comum quando ocorre de forma excessiva e isso pode ser um sinal de alerta para alguma doença. Devido a isso, em qualquer sinal de anormalidade, é indicado que procure orientação médica para que um profissional da saúde possa avaliar.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e diretor do Instituto do Cabelo, em São Paulo, Luciano Barsanti, o mito de que perder até 100 fios de cabelo por dia é normal não procede, Luciano afirma que a proporção entre a queda e a reposição do cabelo precisa ser avaliada para garantir que a pessoa esteja saudável. O médico sugere que as pessoas confiem na auto percepção e busquem um profissional quando acharem que a queda dos fios está mais acentuada.
Excesso de queda de cabelo. (Foto: Reprodução/Instagram)
Alguns sinais que podem ser percebidos no dia a dia podem indicar alguns alertas, como aparecimento de pontos falhos no couro cabeludo ou um aumento na quantidade de fios na escova de cabelo, no ralo do banheiro ou no travesseiro. Esses sinais podem indicar doenças como anemia, pós-bariátrica, síndrome metabólica, deficiências de vitaminas e síndrome do ovário policístico, mas o médico explica que só a queda de cabelo não é possível ter um diagnóstico, é necessário o atendimento médico para avaliação.
O especialista explica que a perda de fios pode ser causada por diversas razões e que são diferentes entre homens e mulheres. Nas mulheres podem indicar doenças na tiroide, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios alimentares, problemas psiquiátricos, estresse, dietas restritivas, pós-covid e também pelo distúrbio chamado alopecia areata. Nos homens a principal causa é a genética, porém existem outros fatores que pode causar a perda dos cabelos como desnutrição, alterações metabólicas, uso indiscriminado de anabolizantes, hipo ou hipertireoidismo, alterações psiquiátricas, doenças crônicas e infecções.
Foto Destaque: Mulher com queda de cabelo. Reprodução/Instagram