Profissionais da saúde orientam sobre uma boa alimentação na gestação

Suelem Oliveira Por Suelem Oliveira
3 min de leitura

A alimentação tem um papel extremamente importante no período pré-gestacional e durante a gravidez. A médica, Erica Mantelli, explica que com uma dieta adequada, a mãe obtém os níveis de nutrientes de que o bebê precisa, sendo assim, ele consegue atingir um equilíbrio hormonal para que se desenvolva com saúde. Segundo Mantelli, quando ocorre a desnutrição materna ou alimentação inadequada, com o excesso de gorduras, carboidratos, alimentos industrializados e farináceos, há o risco de aumento da glicemia, provocando alterações no metabolismo, aumentando as chances do desenvolvimento de diabetes gestacional, de pressão alta na gravidez e do sobrepeso.

A médica orienta sobre a necessidade do acompanhamento nutricional da grávida e, se possível, que a mulher se prepare antes da gestação para que o organismo esteja adequado.

A FIOCRUZ disponibiliza em seu portal uma cartilha com orientações de nutricionistas sobre os hábitos saudáveis durante a gravidez, segundo o portal, as gestantes precisam ingerir vegetais, frutas, carne bovina, frango, fígado, ovos e peixes, leguminosas, cereais e derivados do leite. Porém com as medidas correta. No portal é possível verificar as medidas de cada alimento de forma didática para auxiliar as futuras mamães.


Mulher grávida. (Foto: Reprodução/Revista Crescer)


Alguns tipos de alimentos e bebidas precisam ser evitados durante a gravidez, a nutrição adequada e o acompanhamento por profissionais da saúde especializados são partes de extrema importância na vida da mãe e do bebê, é fundamental que em caso de qualquer dúvida as mulheres procurem por orientação médica para que possa avaliar.

No mês de julho, o Ministério da Saúde, publicou uma matéria sobre a importância de bons hábitos durante a gestação. Segundo o Ministério, sintomas comuns na gravidez como náuseas, vômitos, tonturas, azia, plenitude gástrica, constipação intestinal, fraqueza, desmaios, dores físicas, inchaços e alterações bucais, podem diminuir e até desaparecerem com uma mudança de comportamento. O Ministério da Saúde possui um protocolo de uso do guia alimentar para gestantes, com orientações atualizadas para cultivas bons hábitos.

 

Foto Destaque: Gestante segurando uma melancia. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário