Especialistas alertam sobre uma possível pandemia de gripe aviária

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

A Europa vem enfrentando um pequeno surto de gripe aviária. As autoridades de saúde estão acompanhando uma alta significativa nos casos da gripe, provocadas pela influenza A (H5N1), em animais de cativeiro.


Homem trabalhando em criador de aves. (Foto: Reprodução/Getty Images)


A situação deixou a entidade em alerta principalmente com a identificação de dois casos em humanos na Espanha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que os indivíduos eram jovens entre 19 e 27 anos e trabalhavam em uma granja e não apresentaram nenhum sintoma da doença, mesmo estando contaminados. Os sintomas em humanos podem variar desde infecções respiratórias assintomáticas até leves sinais de febre e tosse, podendo progredir para uma pneumonia grave com desconforto respiratório agudo levando a morte.

De acordo com especialistas, apesar desta ameaça permanecer controlada, se não houver uma mudança na forma de criação de aves, pode ocorrer o surgimento de cepas mutantes, que em tese, originaria uma pandemia, representando uma nova ameaça à humanidade.

O Reino Unido hoje vem enfrentando o seu maior surto de gripe desde o final do ano de 2021. Foi identificado casos em mais de 70 instalações que criam aves.

Segundo a Agência de Segurança de Saúde, o risco de contaminação para a saúde publica ainda é baixo. E que as aves nessas instalações foram sacrificadas juntamente com todo o resto do rebanho existente. No entanto, se uma destas cepas realizarem uma mutação e esta, por sua vez, circular entre humanos, aumentaria muito as chances de uma pandemia.

A pesquisadora Devi Sridhar, professora da universidade de Edimburgo, relatou em um artigo para o jornal The Guardian:

“O cerne da questão é como criamos e tratamos os animais e como são as suas interações com os humanos. um ambiente de criação industrial, onde os animais são mantidos em locais fechados e os vírus têm a chance de circular e sofrer mutações”

A gripe aviária é uma doença provocada pelo vírus da influenza A e pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Esta condição raramente acomete seres humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente com o contato com aves infectadas ou superfícies contaminadas com excreções de aves infectadas. A doença pode ter um alto índice de mortalidade em humanos.

 

Foto destaque: Galpão industrial de criação de aves. Reprodução/Getty Images.

Deixe um comentário

Deixe um comentário