O açúcar não é o vilão para quem quer perder peso, descubra o porquê

Ana Paula Ferreira Por Ana Paula Ferreira
3 min de leitura

Existem dois vilões que não saem da vista de quem quer se alimentar melhor ou busca emagrecer. São eles, carboidrato e açúcar. Segundo a endocrinologista,Thais Mussi é necessário entender como o açúcar pode afetar o organismo já que o mesmo possui propriedades essenciais para o corpo. Existem dois tipos do macronutriente que cumprem funções relevantes para o organismo, são eles: a sacarose e a frutose.

A sacarose é o açúcar que é utilizado para adoçar os alimentos e é composta por pela união de duas moléculas, uma de glicose e outra de frutose que é o açúcar presente nas frutas. É um monossacarídeo com os carbonos dispostos em um anel, muito encontrado em frutas. 

Todos sabemos que o açúcar é fonte de energia, o que o torna um nutriente importante para o nosso corpo, em especial a sacarose que está presente em alimentos refinados já que ela desempenha dois papéis relevantes no corpo que ainda não são falados, são eles: Colabora com o bom funcionamento do cérebro e contribui para reduzir o estresse.


 

As frutas são alimentos essenciais para quem busca uma alimentção equilibrada. (Foto:Reprodução/pensenatural)


Mesmo com os benefícios citados anteriormente a  endocrinologista Thais, afirma que precisamos ficar atentos ao consumo em excesso. Mesmo que o consumo seja do açúcar com origem na frutose, “ A frutose, como todo o açúcar, deve ser consumido com moderação.” – reforça a especialista. Porém existem frutas que possuem maiores quantidades de fibras e de água que acabam diluindo o açúcar e o carboidrato, por isso o consumo é quase liberado. 

São elas: A melancia a fruta é rica em água e cada porção de 100 gramas possui 6,52 de carboidratos,o morango promove uma sensação de saciedade e contribuem para o emagrecimento, a goiaba que é ótima para  quem está em uma dieta low carb, Kiwi, tangerina entre outras. As frutas são ricas em fibras e minerais, vitaminas que são fundamentais para o organismo. Por isso não devemos excluir esses alimentos da alimentação por possuírem carboidratos e frutose. Para manter uma alimentação saudável é necessário equilibrar o consumo dos alimentos essenciais.

 Capa destaque: Existem diversos tipos de açúcar refinado. Reprodução/pet.agro.ufg.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário