A Leucoplasia na laringe é provocada por uma inflamação crônica no tecido da região da laringe. Ela se manifesta com um quadro de infecção na garganta, progredindo para uma tosse excessiva e forte que atinge as cordas vocais. Se não for tratada o quanto antes com o passar do tempo, a camada do tecido atingido pela irritação é alterada podendo se tornar um câncer.
Foto: Homem com leucoplasia devido ao fumo. Reprodução/ istockphoto.
As manchas ou lesões espessas são brancas ou cinzas com bordas grossas elevadas e de superfície duras, muitas vezes causadas pelo uso do cigarro e bebidas alcoólicas.
Em alguns casos a doença é silenciosa e pode apresentar alguns sintomas, entre os mais freqüentes então a ardência, pigarro, rouquidão, incomodo, alteração na voz e em casos mais graves sente se dor.
O diagnóstico da doença é feito através de exames laboratóriais e de imagem como nasofibroscopia, este mostra se há inflamações decorrentes de esforço vocal na área da laringe. E a videolaringoscopia, usado para ver a parte da laringe acometida pela doença.
O tratamento varia de acordo com cada caso e as possíveis causas do problema. Por se tratar de uma infecção, geralmente são administradas algumas medicações com aplicações diretas nas lesões.
A leucoplasia da prega vocal pode ser caracterizada como lisa e plana elevada e lisa e do tipo rugosa. A maioria das manchas é benigna, mas algumas mostram sinais precoce de câncer. Caso exista o suspeita ou risco de malignização, é aconselhável fazer uma coleta de amostras da lesão para biópsia.
Para eliminar as placas, é realizada uma cirurgia de remoção dessas placas endurecidas. O procedimento varia desde um ato cirúrgico convencional, a uma eletrocauterização com um lazer de alta potência.
Segundo especialistas a região das cordas vocais é muito delicada, se um tumor se instala nesta área compromete a voz do paciente para sempre, se não cuidado a tempo o câncer pode se alastrar com muita facilidade para outras partes do corpo.
Foto destaque: leucoplasia da prega vocal algumas casos mostram sinais precoce de câncer REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS/Istockphoto.