Cada animal tem sua personalidade, mas quem tem pet sabe: em algum momento vai rolar um estresse ou constrangimento por algum comportamento inadequado, seja xixi fora do lugar repetidas vezes ou não se dar bem com outros animais.
A veterinária Juliana Almeida Germano, especialista em comportamento animal, explica a importância do adestramento:
“O principal benefício é a melhoria da comunicação entre o tutor e o animal. Isso porque, ao aprender a obedecer aos comandos do tutor, o pet fica mais livre para expressar os comportamentos próprios da sua espécie, sem comprometer a harmonia do lar“
Juliana explica que não se trata apenas de um simples método para facilitar a vida do tutor:
“Além disso, pela interação próxima com o pet, o tutor consegue identificar as necessidades e limitações do animal com mais facilidade, podendo, inclusive, perceber sintomas de doenças, que podem aparecer como mudanças comportamentais, como a perda de apetite, por exemplo“.
Dois cães sendo adestrados juntos. Reprodução/freepik
A veterinária Mariana Raposo, reforça que o estranhamento entre os animais também pode ser evitado através do adestramento.
“O adestramento deixa o animal mais confiante e ajuda a evitar comportamentos do pet que não são muito apropriados e estão relacionados à ansiedade e ao estresse. Um pet adestrado também é mais sociável com outros animais e pessoas desconhecidas, sabe se comportar em qualquer ambiente e tem uma relação mais saudável com a sociedade como um todo“, informa Mariana.
Muitos tutores têm dúvidas referente ao adestramento para gatos, Juliana explica que “a principal diferença está no fato de que os cachorros são domesticados há mais tempo, ou seja, apresentam uma predisposição maior para o adestramento. Já os gatos são mais livres e mais independentes e, por isso, podem demorar para se adaptar aos comandos. Mas, ambos, cachorros e gatos, podem ser adestrados“.
Agora que você já sabe o quão importante é para seu animalzinho ser adestrado, na hora de procurar algum adestrador, pesquise muito bem todo o trabalho e vida do profissional, não só nas redes próprias de trabalho, dê um Google geral, os animais são inocentes e não devem ser deixados aos cuidados de qualquer pessoa.
Foto destaque: Reprodução/Freepik