Botafogo vence LDU em casa e larga na frente no confronto
A equipe do Botafogo encarou a partida de ida das oitavas de final da CONMBOL Libertadores nesta quinta-feira (14), jogando sobre um Nilton Santos completamente tomado pela torcida alvinegra. Uma vitória robusta era essêncial para que o glorioso fosse encarar, de forma mais tranquila, os equatorianos na altitude de Quito, na próxima semana. Vitória apertada […]
A equipe do Botafogo encarou a partida de ida das oitavas de final da CONMBOL Libertadores nesta quinta-feira (14), jogando sobre um Nilton Santos completamente tomado pela torcida alvinegra. Uma vitória robusta era essêncial para que o glorioso fosse encarar, de forma mais tranquila, os equatorianos na altitude de Quito, na próxima semana.
Vitória apertada em casa
Vindo de uma grandiosa goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza no Casteão, o elenco botafoguense demonstrou que estava pronto para fazer mais uma grande atuação, logo no começo da partida: Aos 14 segundos, Alex Telles acerta um grande cruzamento para Arthur, que finalizou na medida para marcar o gol mais rápido desta edição da Libertadores.
O gol relâmpago obrigou os equatorianos a se exporem, o que deu espaço para o alvinegro explorar contra-ataques rápidos e jogadas pelo alto. Ainda no primeiro tempo, Artur quase ampliou em cabeceio defendido por Valle, enquanto Cornejo, pela LDU, exigiu grande defesa de John, que voltou a ser escalado após o fim das negociações com o futebol inglês.
Goleiro John volta aos gramados (Foto: reprodução/Pablo Porciuncula/AFP/Getty Images embed)
Ao longo da primeira etapa, os visitantes passaram a criarem boas oportunidades que levaram perigo. Dentre elas, a que mais foi teste pró-cardíaco para o torcedor botafoguense ocorreu já nos acréscimos, quando John erra na saída de bola, e Villamil quase marca um golaço por cobertura. Felizmente, o zagueiro Vitinho conseguiu alcançar a bola e tirar o gol de empate em cima da linha, salvando o clube carioca.
Entretanto, na volta do intervalo, a equipe de Davide Ancelotti acabou perdendo o ritmo de jogo, permitindo que os adversários controlassem a posse e pressionasse principalmente pelos lados. Medina chegou muito perto do empate em cabeçada perigosa aos 24 minutos. As substituições mudaram o panorama: Allan, Nathan Fernandes e Matheus Martins deram novo fôlego ao Botafogo, que voltou a criar chances, porém sem grande eficácia.
Com o triunfo por 1 a 0, o Botafogo cumpre a lição de casa, mas o placar magro coloca o alvinegro em alerta, em virtude das dificuldades que terão de enfrentar na próxima semana, encarando a LDU sob a cruel altitude equatoriana.
PareJohn de volta
O destaque na partida foi o retorno do goleiro John aos gramados, após toda a novela proporcionada por sua ‘quase saída’ na última semana. A virada de jogo no último minuto diante das negociações com o West Ham, da Inglaterra, fizeram com que o ídolo alvinegro decidisse continuar no clube carioca.
Entretanto, mesmo com a permanência do defensor, a diretoria alvinegra fechou contrato com um novo reforço para o gol. O experiente Neto, com passagem vasta pelo futebol europeu, foi apresentado oficialmente na última segunda-feira (11), e pode ameaçar a titularidade de John, dependendo do desempenho que ambos apresentarão ao longo dos treinamentos, e dos jogos
O próximo desafio do Botafogo será no domingo (17), em clássico interestadual contra o Palmeiras, válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será novamente no Estádio Nilton Santos, diante da apaixonada torcida de General Severiano.
