Marketing de conteúdo: saiba mais sobre essa estratégia usada para atrair clientes

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
3 min de leitura

O marketing de conteúdo é uma estratégia, que faz parte do universo do marketing digital, centrada em atrair clientes por meio de conteúdos de valor. Ele não promove uma marca ou produto, mas oferece soluções para os problemas do público-alvo por meio da produção de textos, vídeos, e-books, e-mails ou posts em redes sociais e blogs. 

A adoção dessa estratégia não exige um alto investimento, mas pode trazer grandes retornos. Ela é indicada para empreendedores que desejam chamar a atenção e se comunicar com seu público-alvo. Por meio dela, é possível construir relacionamento com os clientes a partir do compartilhamento de conteúdos úteis para eles, que demonstrem uma preocupação da empresa em sanar alguma necessidade ou ajudar o cliente a resolver alguma de suas dores. 

São esses conteúdos de valor, importantes principalmente para as pessoas que estão no topo do funil de vendas, que podem levar um potencial cliente a se encantar com a marca, ou produto, e se aprofundar mais no que a empresa tem a oferecer, estabelecendo, por iniciativa própria, uma interação.


Conteúdo de valor ajuda a atriair clientes (Foto: Reprodução/Pexels)


Uma das formas mais comuns de se iniciar o marketing de conteúdo são os posts em redes sociais. Mas apesar de parecer simples, exige planejamento e a definição prévia do objetivo a ser atingido. Afinal, essa estratégia pode contemplar diversos alvos, como lembra o Sebrae:  construção de consciência de marca, aumentar interações, educar o público-alvo, gerar leads, dentre outras.

Para os micro e pequeno empresários interessados em adotar essa estratégia que faz parte do marketing digital, o serviço de consultoria oferece um curso chamado ‘Marketing digital para sua empresa: primeiros passos’. Desenvolvido em formato online, a formação tem 6 horas de duração e oferece certificado. O conteúdo da trilha se baseia em ensinar o aluno a definir uma estratégia de marketing digital e usar ferramentas para colocá-la em prática. Dentre os assuntos abordados estão: marketing de conteúdo, inbound marketing, outbound marketing e copywriting.

Foto Destaque: Mulher segura um megafone. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário