Grêmio acerta retorno do meia Arthur após passagem pela Europa

O jogador Arthur, ídolo do Grêmio, está de volta ao clube que o revelou – por empréstimo da Juventus até junho de 2026. O retorno marca o reencontro com o time que o lançou ao estrelato, após passagens pela Europa que não corresponderam às altas expectativas. Arthur também, devido a boas temporadas pelo clube gaúcho, […]

28 ago, 2025
Foto destaque: O meia Arthur Melo, contratado pelo Grêmio até junho de 2026 (Reprodução/Pau Barrena/Getty Images Embed)
Foto destaque: O meia Arthur Melo, contratado pelo Grêmio até junho de 2026 (Reprodução/Pau Barrena/Getty Images Embed)
Arthur Melo é o novo reforço do Grêmio e tem contrato até junho de 2026

O jogador Arthur, ídolo do Grêmio, está de volta ao clube que o revelou – por empréstimo da Juventus até junho de 2026. O retorno marca o reencontro com o time que o lançou ao estrelato, após passagens pela Europa que não corresponderam às altas expectativas. Arthur também, devido a boas temporadas pelo clube gaúcho, chegou a figurar no plantel da seleção brasileira, mas não conseguiu manter a regularidade alcançada no tricolor.

História e ascensão no Grêmio

Revelado nas categorias de base do Grêmio entre 2010 e 2015, Arthur estreou no time principal em 2015. Com apenas 21 anos, conquistou seu espaço e foi peça-chave no título da Copa Libertadores de 2017. Sua trajetória no clube gaúcho destacou-se pela visão de jogo, passes precisos e controle de ritmo, solidificando sua condição de ídolo antes de ser vendido para o Barcelona em 2018 por cerca de 33 milhões de euros – até então a maior venda da história tricolor.

Passagem pela Europa: altos e baixos

Na Europa, Arthur assinou com o Barcelona em 2018, onde atuou em cerca de 72 partidas e marcando 4 gols. No entanto, o jogador encontrou dificuldades para se firmar e foi perdendo espaço no time catalão. Em 2020, transferiu-se para a Juventus, onde participou de 63 jogos, marcando 1 gol. Porém, também passou por problemas no clube italiano, onde sofreu seguidas lesões, também perdeu espaço e foi repetidamente emprestado: ao Liverpool (com apenas uma breve aparição), à Fiorentina (48 jogos, 2 gols, 3 assistências) e ao Girona (15 partidas como titular). Apesar de experiência nobre, o meia não conseguiu reencontrar o nível exibido na base gremista.


O meia Arthur em partida pelo Barcelona (Foto: reprodução/Alex Caparros/Getty Images Embed)


Retorno ao Grêmio e expectativas

O Grêmio e a Juventus chegaram a um acordo para o empréstimo de Arthur até junho de 2026, sem cláusula de compra e com o Tricolor assumindo os salários (estimados em cerca de R$ 1,6 milhão). A tratativa incluiu a quitação de pendências financeiras, resultando na liberação rápida do jogador, que já está em Porto Alegre e pode estrear nos próximos jogos.

O retorno, um esforço do tricolor para reformular o elenco, representa uma chance para Arthur reencontrar seu melhor futebol e também uma aposta do Grêmio em sua capacidade de retomar protagonismo. O histórico no clube, aliado à experiência internacional, pode impulsionar o meio-campo tricolor em busca de recuperação no Brasileirão e no cenário continental.

Mais notícias