Na tarde desta segunda-feira, 05, Brasil e Coreia do Sul se enfrentaram em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Com o futuro rival já definido, ambas equipes entraram em campo sabendo que quem se classificasse para a fase seguinte enfrentaria a Croácia nas quartas de final. Já estavam classificados: Holanda, Argentina, Croácia, Inglaterra, França; do nosso lado do chaveamento, Argentina x Holanda e Croácia.
Apesar de já terem se enfrentado em 8 ocasiões, essa foi a primeira vez que a partida foi competitiva e por Copa do Mundo. Desses jogos, o Brasil venceu 7 e teve uma derrota, venceu em junho por 5×1. Pelo lado da Coreia, nunca venceram uma equipe Sulamericana em uma Copa do Mundo, e foi o primeiro jogo em mata-mata de Copa do Mundo desde 2010, quando foram eliminados por Uruguai.
Escalações
Brasil
Gol: Alisson(Weverton)
Zag: Éder Militão(Dani Alves), Marquinhos, Tiago Silva e Danilo(Bremer);
Mei: Casemiro, Paquetá;
Ata: Raphinha, Vinicius Jr.(Gabriel Martinelli), Neymar(Rodrygo) e Richarlison
Coréia do Sul
Gol:Kim Seung
Zag:Kim Jin-su(Hong Chul), Y. Kim, Kim Min-Jae e Kim Moon-Hwan
Mei:Jung Woo(Son Jun), I. Hwang(Paik Seung)
Ata:Son, Lee Jae(Lee Jae), H. hwang e Cho Gue-Sung(Hwang Ui-Jo)
Primeiro Tempo
Sem um lateral esquerdo, com os dois que foram escalados, Alex Telles lesionado e Alex sandro se recuperando de lesão, Tite entrou em campo com Militão pela direita e Danilo, lateral direito, pela esquerda e Militão que começou a carreira como lateral direito, e hoje atua como zagueiro pela direita, cobriu a lateral direita. Sem a bola nos pés, com a posse com a Coreia, Raphinha ajudava no sistema defensivo. O Brasil começou o primeiro tempo avassalador, foi pra cima, e aos 7 minutos, Raphinha dribla o zagueiro coreano, vai para a linha de fundo do lado direito e faz o cruzamento para a área, a bola a bola sobrou para Vinicius Jr que teve calma para dominar, olhar e abrir o placar para o Brasil. 1×0. Logo na sequência, Richarlison faz a interceptação dentro da área coreana e sofre um contato por trás, e o juís marca pênalti. Neymar, que voltou de lesão no tornolezo, foi para a bola e, em uma cobrança que só ele sabe fazer, ampliou para a seleção canarinho. Heechan, atacante coreano, abre espaço na intermediária e chuta no ângulo esquerdo, mas Alisson se esticou e, de mão trocada fez grande defesa. Com 28 minutos, Marquinhos passa para Thiago Silva na área adversária e faz o passe para Richarlison, que recebeu sozinho e bateu na saída do goleiro coreano, Brasil 3X0 Coreia do sul.
Richarlison comemorando seu gol contra a Coréia (Foto: Reprodução/Twitter)
Aos 31′ Schwang driblou Militão na linha de fundo e bateu para o gol, para mais uma bela defesa de Alisson. Aos 37′, em contra ataque, Neymar toca no fundo para Vini Jr, que foi frio e fez um passe de cavadinha na medida para Paquetá arrematar de primeira e marcar um golaço de sem pulo. 4×0 Brasil.
Segundo Tempo
Em um segundo tempo mais frio por parte da seleção brasileira, a Coreia pôde crescer no jogo e começar a jogar no campo de ataque. Aos 49′ Son recebe bola na área brasileira e fica na cara de Alisson, que sai nele e defende a bola com o peito. Com 53′ Son invade a área novamente, e Danilo afasta de qualquer maneira. A seleção deu espaço para que os coreanos jogassem, mas não abriu mão do jogo, aos 56′, Raphinha limpou a marcação dentro da área echuta rasteira com a perna esquerda, mas o goleiro coreano salva com a ponta dos dedos evitando o quinto gol da seleção brasileira.
Daniel Alves entrou no jogo com 63′ minutos de jogo, no lugar de Éder Militão, que estava no lugar de Danilo, que estava retornando de lesão. Raphinha seguiu tentando marcar seu gol na partida, mas sem efetividade. Aos 68′ ele tentou novamente, dessa vez, tentou rolar pra Richarlison que chutou para fora. Por outro lado, lá atrás, Alisson fez belas defesas e salvou o Brasil em diversas ocasiões, mas após 76 minutos, Paik Seung-Ho pega a sobra na intermediária e acerta um belo chute, muito forte, marcando um golaço para tirar a Coreia do zero. Brasil 4×1 Coréia. Aos 90′, sem desistir de ampliar novamente, Gabriel Martinelli entra na área pela esquerda e faz cruzamento na segunda trave, Dani Alves estava por lá e tentou em um belo voleio que acertou na zaga adversária. Seria lindo se entrasse.
Com isso, o Brasil venceu e convenceu, garantiu sua vaga nas quartas de final, teve o retorno de Neymar e Danilo e ainda, botou Weverton pra jogar, o único jogador que ainda não tinha entrado pela seleção, mas ele nem precisou trabalhar muito.
Foto destaque: Vinicius Junior, Raphinha, Paquetá e Neymar comemorando o gol de Paquetá. Reprodução/Twitter